UMA MANHÃ COM O BARRO NEGRO DE RIBOLHOS
Evento comunitário
Sábado, 31 de agosto | 9h00-13h00
Oficina do Barro Negro (Ribolhos, Castro Daire)
Rota pedestre do barro negro (interpretada pelo oleiro local Jorge Ferreira) + visita à Oficina do Barro Negro + inauguração de instalação artística “Alomorfia Elementar” de Ana Margarida Ferreira + Experiência de moldagem com barro negro com oleiro Jorge Ferreira.
Uma coprodução do Município de Castro Daire através da Castro Daire – Biblioteca Municipal, da Binaural Nodar e da UF Mamouros, Alva e Ribolhos.
Em setembro de 2023, foi inaugurada numa das salas da antiga escola primária da aldeia de Ribolhos (Castro Daire) a Oficina do Barro Negro, um espaço de interpretação de uma tradição artesanal ancorada nesta pequena aldeia, situada junto à Estrada Nacional Nº2. Este espaço contou com a curadoria de Marta Carvalhal, Luís Costa e Jorge Ferreira, tendo tido a estreita colaboração do Programa Saber Fazer e do Plano Nacional das Artes.
O barro negro de Ribolhos teve o seu auge durante o século passado, através de um conjunto de mestres especializados tanto em peças utilitárias como decorativas as quais, para ficarem com a cor negra característica, eram sujeitas a um processo de queima, designado soenga. Na atualidade, existe um oleiro, Jorge Ferreira, nascido na aldeia e herdeiro da tradição local.
O evento “Uma Manhã com o Barro Negro de Ribolhos” pretende ser um contexto de convívio diversificado, de forma a que o público participante possa juntar-se à comunidade local para partilhar memórias, aprender em conjunto e conhecer os lugares e as histórias do barro negro de Ribolhos.
O evento é totalmente gratuito. No entanto, quem pretender participar na rota do barro negro deverá efetuar uma Inscrição gratuita através do email info@binauralmedia.org, de forma a que se possa providenciar um reforço alimentar (gratuito) para todos/as os/as participantes.
A Binaural Nodar é uma entidade cultural apoiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes.