O CANTAR DAS NASCENTES
Residência artística
17 a 29 junho 2024
Aldeia de Vermilhas (Vouzela)

Com Mila Panić (Bósnia-Herzegovina), Christina Tsantekidou (Grécia) & Daniel Lercher (Áustria).
Exibição de curtas-metragens “Água Mole” de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires e “Misericórdia” de Gonçalo Loureiro.

Uma organização da Binaural Nodar com apoio do Município de Vouzela, União de Freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas e Associação Recreativa e Cultural de Carvalhal de Vermilhas (Rancho Folclórico de Carvalhal de Vermilhas).

Terminou no dia 29 de Junho, na Aldeia de Vermilhas, a primeira residência artística do ciclo de residências artísticas “O Cantar das Nascentes”, cuja temática se centra em torno da relação ancestral das comunidades rurais perante as formas vernaculares de gestão da água.

A residência artística terminou com um evento itinerante pela aldeia, onde tiveram lugar diversas apresentações de projetos artísticos realizados durante as últimas duas semanas por Mila Panić, Christina Tsantekidou e Daniel Lercher, incluindo três instalações sonoras, uma ação de performance coletiva e uma instalação fotográfica.

Este evento contou com a colaboração do Cine Clube de Viseu, que fez questão de apresentar duas curtas metragens relacionadas com a temática da residência artística: “Água Mole”, uma curta de animação de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires e “Misericórdia” uma curta de ficção de Gonçalo Loureiro, filmada nos concelhos de Vouzela e de Oliveira de Frades.

Fotografias de Liliana Silva e Ana Ferreira para a Binaural Nodar.

A Binaural Nodar é uma entidade cultural apoiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes.