A ARTE DO ENCONTRO CARAMULANO
Residência artística
2 a 5 maio 2024
Concelho de Vouzela
Apresentação pública
Sábado, 4 maio, a partir das 17h00
Lafões Cult Lab (Vouzela)
Um coprodução entre o Mestrado de Criação do Artística Comtemporânea (MCAC/UA) da Universidade de Aveiro e a Binaural Nodar, com apoio logístico do Município de Vouzela.
O Mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro e a Binaural Nodar celebram em 2024 treze anos da sua parceria contínua, no âmbito da qual se desenvolveram ao longo dos anos múltiplas atividades conjuntas, entre as quais uma residência artística anual, coorganizada no território de Viseu Dão Lafões desde 2011 e que no ano de 2022 motivou a exposição retrospetiva “Entre tempos e lugares” que decorreu no edifício do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. O conceito desta já longa parceria tem estado ligado à ideia de complementaridade, quer territorial, o Rio Vouga enquanto símbolo da ligação entre comunidades de montanha e marítimas, quer artística, as paisagens sonoras e a arte sonora enquanto áreas interessantes para a inserção em projetos de criação artística contemporânea numa perspetiva multidisciplinar.
Entre 2 e 5 de maio, a vila de Vouzela e aldeias em redor voltarão a ser o palco desta residência artística colaborativa, com a presença de cerca de uma vintena de professores e alunos do Mestrado de Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro, a qual inclui uma ideia forte de contacto: com a paisagem, com a palavra direta e com a empatia entre formas de viver e habitar diferentes. Voltar ao contacto com a terra, com a escuta atenta e com a partilha não mediada de memórias. Voltar também a acolher os corpos, as vozes e os desejos de expressão criativa por parte de jovens artistas.
Ficha técnica e artística:
Coordenação da residência artística: Paulo Bernardino (MCAC/UA) e Luís Costa (Binaural Nodar)
Equipa docente MCAC/UA: Paulo Bernardino, Gilvano Dalagna e Sérgio Eliseu
Coordenação de ateliê de paisagens sonoras: Luís Costa
Produção local: Liliana Silva e Ana Margarida Ferreira
Documentação fotográfica e audiovisual: Liliana Silva e Ana Margarida Ferreira
Imagem gráfica: Liliana SIlva, a partir de foto do arquivo documental do Rancho Folclórico de Carvalhal de Vermilhas.
A Binaural Nodar é uma entidade cultural apoiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes.