ÁGUA DOCE, ÁGUA SALGADA
Residência artística
Rincón de Paiva (Cerro Largo, Uruguai)
28 a 30 setembro 2023
Com Ana Rodríguez (em diálogo com Luís Costa, em Reriz, Castro Daire)
Uma coprodução Binaural Nodar e Amaneï Salina, com apoio do do Município de Castro Daire, da Castro Daire – Biblioteca Municipal e do Mapa sonoro de Uruguay.
Decorreu, entre 28 e 30 de setembro, no pequeno lugar de Rincón de Paiva (Cerro Largo, Uruguai) uma das componentes do ciclo de residências artísticas “Água doce, água salgada”, uma investigação sonora e oral numa localidade com um topónimo que a liga ao rio Paiva em Portugal. onde decorreu outra parte desta residência artística colaborativa.
Ser de Rincón de Paiva é ser de fronteira, é ir buscar água à cachimba, é organizar corridas de cavalos, é ter ou comprar num armazém, é atravessar para o Brasil de barco, é trabalhar numa ou noutra margem do rio Yaguarón (ou Jaguarão, em Português), é ser fiscal da alfândega em busca de contrabando, é morar perto do rio e dos animais, é perder tudo e recomeçar, é conseguir transporte quando chove imenso, é andar descalço e, como passou com Ana Rodríguez, é receber com alegria quem acaba de chegar.
Ana Rodríguez e a Binaural Nodar agradecem às seguintes pessoas a oportunidade de viajar no tempo e no espaço: Susana Botello, Pablo Díaz, Víctor de Brum, Siegler Rodríguez, Antonio Cruz, Janis Alaniz, Romário Cruz, Jesús Manuel Costa, Flor de Lis Sosa Caétano, Aníbal Araújo, Iriberto Mauro Ramos, Ivanosca Brun, Alaides de Brum e Carol Fontes.
Um agradecimento a Vittoria Assembri e Luís Costa, companheiros de residência artística “Água doce, água, salgada”.
A Binaural Nodar é uma entidade cultural apoiada pelo Governo Português – Cultura | Direção-Geral das Artes.