Reflex
Dobras de vozes migrantes ressoam sobre uma paisagem representativa da zona rural de Viseu Dão Lafões. “Reflex” (do lat. reflexus ‘ação de voltar para trás’) é proposto como uma intervenção na paisagem a partir de uma membrana espelhada na qual são traduzidas histórias sobre uma comunidade. De que forma a auralidade de uma regiãose modifica a partir de seus processos migratórios? A imagem refletida é alterada, o conceito de paisagem é apresentado como uma realidade mutante, um espaço em constante redefinição ativado pelas vozes de quem habita/habitou estes territórios.
Luciano Piccilli (Argentina) é um designer de imagem e som (UBA) nascido em Misiones, Argentina em 1991. Completou estudos de pós-graduação em Música Expandida (UNSAM) e Arte Sonora (UNTREF). Recebeu o 1º Prémio “Instalações e media alternativos” da 3ª Bienal de Design da UBA. Participou de exposições na Argentina, Colômbia, Peru, Estados Unidos e Espanha. O seu trabalho sonoro foi programado pelo Proyecto Tanque, músicas para sitio específico (Arg), a galeria Ruido/Noise em Austin Texas, o festival “First Look” em Los Angeles, Califórnia e o Arquivo Digital “Water of Change” da Índia. Em 2022 participou no Festival Internacional de Som e Arte Interativa INSONORA, realizado na cidade de Madrid.
A residência artística “Ecos da Ida e do Retorno” conta com o apoio logístico do Município de Vouzela e financiamento da Direção-Geral das Artes, através de contrato de apoio bienal.