Memórias coletivas rurais
Os artistas sonoros argentinos, Sol Rezza e Franco Falistoco, desenvolveram um projeto usando o som e a arte rádio como fio condutor com o objetivo de construção de narrativas apartir da escuta do quotidiano feminino no contexto rural de Castro Daire. Ao longo da residência, os artistas acompanharam trabalhos agrícolas e caseiros, bem como as relações sociais de mulheres de diferentes idades, tentando ainda fazer emergir recordações que tanto podiam ser de dureza e de iniquidade silenciosa, como de pequenas alegrias ou até mesmo de superações passadas.
Sol Rezza (n.1982, Buenos Aires, Argentina) é compositora, engenheira de som e produtora radiofónica; especialista em desenho de som e composição no âmbito da música experimental e da arte radiofónica para diversos meios de comunicação, teatro, festivais e instalações. As suas obras de experimentação sonora têm como eixo principal a criação de ambientes sonoros imersivos mediante a transformação de gravações de campo, efeitos esons envolventes. Participou com as suas obras em diferentes festivais e residências artísticas, entre os quais: Tsonami Festival (2019), Radio Art Residency–Radio Corax (2018), Hörspiel Sommer Leipzig (2016), CTM Festival (2015), Sonoras-Mujeres En El Arte Sonoro (2014), Sonophilia-Lincon’s Festival of Sound and Music (2014), Hörlurs Festival (2013) e Roundhouse Net Audio London Festival (2011).
Franco Falistoco trabalha com comunicação desde muito jovem. Andava pelos corredores das rádios FM da sua cidade aprendendo os papéis de cada lugar, entre a operadora e os jornalistas, depois com o seu próprio espaço fazendo crónicas e revisitando o passado musical argentino. Ao mesmo tempo, começou a investigar a técnica, que mais tarde se tornou no seu ofício e profissão. Como produtor de rádio, o seu interesse é deixar uma mensagem clara: o som comunica em todas as suas variantes possíveis, sendo uma grande ferramenta que permite comunicar sem palavras, levando as emoções a todos os níveis possíveis. O seu percurso seguiu pela experimentação sonora, tanto teórica como prática, a descoberta da arte radiofónica, a qual foi uma forma de transferir todas as suas preocupações para um plano concreto, comunicacional e artístico, materializado na emissão radiofónica EL RUÍDO es el Mensaje, um verdadeiro laboratório de alquimia sonora.
OBRAS ARTÍSTICAS