Açores, Abril 2015

A peça “Regentag” foi criada durante a residência artística Playing in the Rural Landscape, em Abril de 2015, assim chamada pois o seu som foi gravado num dia chuvoso. O amor que a autora possui pelo trabalho e pelas ideias do pintor Friedensreich Regentag Dunkelbunt Hundertwasser, influenciaram também o nome e conceito da peça. A obra foi feita com um violoncelo, duas estações de loop, um pedal de distorção e delay. Foi inspirada pela chuva e pelo rio em Açores, Sul Portugal.

Helena Espvall (Suécia/EUA) é uma compositora e performer sueca, conhecida pela sua participação nas cenas psych-folk e de improvisação livre pós-millennial. Os seus principais instrumentos são o violoncelo, a guitarra e a voz. Mudou-se para Filadélfia no ano 2000, tendo-se dedicado numa primeira fase à improvisação livre (especialmente com violoncelo), para mais tarde se envolver ativamente no circuito de weird-folk da cidade, tendo feito parte dos grupos Espers e The Valerie Project, bem como co-fundado o duo Anahita com Tara Burke. A colaboração com Masaki Batoh (da banda japonesa Psych Santo) produziu dois álbuns lançados pelo selo Drag City. O primeiro deles, “Helena Espvall & Masaki Batoh”, incluiu várias canções folk suecas e marcou a primeira grande aparição vocal da artista. Em 2010 lançou “Lapidary”, uma colaboração improvisada com Marcia Bassett, uma figura de destaque da cena noise/drone.

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