EXPOSIÇÃO “INTERSECTAR”
Projetos finais dos alunos do Mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro
Museu de Aveiro | Santa Joana
De 1 a 11 de junho 2023
Inauguração: quinta-feira, 1 de junho às 19h00

A Binaural Nodar tem o gosto de se associar, enquanto parceira, à exposição “Intersectar” que inclui os projetos artísticos finais dos alunos do Mestrado em Criação Artística Contemporânea, do Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro.

A exposição inaugura na quinta-feira, 1 de junho pelas 19h00 no Museu de Aveiro/Santa Joana, sendo a décima sexta edição deste evento que celebra o árduo trabalho do corpo discente do mestrado ao longo do ano letivo. A Binaural Nodar acolhe desde 2011 uma residência artística dirigida aos alunos do referido mestrado, no âmbito da qual são testados os respetivos projetos artísticos numa lógica “work in progress”, em paralelo com uma formação na utilização de paisagens sonoras e da arte sonora enquanto técnicas criativas interessantes, complementares a outras aprofundadas no âmbito do mestrado.

Entendendo a prática artística de um modo abrangente são explorados nos projetos artísticos apresentados diferentes media: da performance à escultura/pintura, do vídeo à instalação interativa e à arte sonora.

A exposição dos trabalhos dos alunos produzidos no Mestrado em Criação Artística Contemporânea assenta no desenvolvimento de projetos que tem por objetivo reforçar a autonomia na concretização da obra e a consciencialização do ato criativo – condições essenciais da praxis artística. Procura-se aprofundar conhecimentos, assentes na substância dos conceitos, enquadrando a matéria, procurando atingir a compreensão abrangente da prática artística, com um pressuposto de transdisciplinaridade que se revela na intenção de desenvolver, aplicar e aumentar o conhecimento e reflexão acerca das artes visuais.

Horário do Museu de Aveiro | Santa Joana:
Terça-feira a Domingo
Das 10:00h às 12:30h; 13:30h às 18:00h

A Binaural Nodar é uma estrutura cultural apoiada pelo Governo Português – Cultura | Direção-Geral das Artes.