DANÇA, TRADIÇÃO E IDENTIDADE
Presente – Companhia de Dança
Sexta-feira, 2 de junho 2023 às 11h00
Cine Teatro João Ribeiro (Vouzela).
A Binaural Nodar, o Município de Vouzela e a Escola Profissional de Vouzela têm o prazer de anunciar um espetáculo de dança contemporânea dirigido à comunidade escolar do concelho, com a apresentação de duas obras criadas pela Presente – Companhia de Dança a partir da tradição musical e do folclore da região.
A Presente – Companhia de Dança tem como objetivo principal estabelecer pontes entre a formação e o mundo profissional, contando no seu elenco com alunos finalistas do Curso Secundário de Dança, ex-alunos e professores da escola, tendo ainda como objetivo contribuir para uma efetiva formação de públicos, sobretudo em locais da região de Viseu onde esta arte não tem sido apresentada de forma regular.
TODA A NOITE ATÉ SER DIA
Este trabalho começou com uma investigação acerca do folclore beirão, seguido de visitas a vários ranchos folclóricos do concelho de Viseu, para aprender as suas danças. Em estúdio, improvisou-se a partir deste repertório, criando um outro, ficcional, de danças e cantares inventados. Esta peça, junta as memórias destas visitas, com as danças que já estão no corpo (das histórias da dança de cada um), criando assim várias camadas.
Ficha artística e técnica:
Duração: 20/30 minutos
Direção artística e criação: Filipa Francisco
Cocriação e interpretação: Catarina Keil, Pedro Gomes, Rafaela Rodrigues, Sara Santos (alunos do 12º ano do Curso Secundário de Dança 2016/17)
Direção Musical: Ana Bento e Bruno Pinto
Cocriação da canção “Ao Cantar da Cotovia”: Ana Bento, Bruno Pinto, Catarina Keil, Pedro Gomes, Rafaela Rodrigues, Sara Santos
Assistência de Direção artística: Susana Gaspar
Direção Técnica e Desenho de luz: Cristóvão Cunha
Figurinos: Criação Coletiva / Rancho Folclórico de Torredeita
Fotografia e Registo Vídeo: Tomás Pereira
Produção: Escola de Dança Lugar Presente
Parceria Institucional: Câmara Municipal de Viseu – Viseu Terceiro
Agradecimentos: Lino Pereira, Rancho Folclórico Torredeita, Rancho Folclórico Pindelo de Silgueiros, Rancho Folclórico Verde Gaio de Lordosa, Rancho Folclórico do Mundão
E DEPOIS DA DANÇA
Resultado da observação das danças dos vários grupos folclóricos parceiros, assim como da própria linguagem intrínseca dos mesmos na sua dimensão e interceção social. Uma coreografia que visa não só a criação baseada numa linguagem popular como inspiração, mas também todo o intricado das suas relações humanas em diferentes dimensões… As relações humanas que se geram não só naqueles espaços dos ranchos folclóricos, mas também entre a equipa artística que cria e interpreta o espetáculo.
Ficha artística e técnica:
Duração: 20/30 minutos
Direção artística e criação: António M. Cabrita
Cocriação e interpretação: Cecília Borges, Daniela Dias, Mariana Silva, Sara Nogueira, Marco Esteves e Mauro Bastos (alunos do 12º ano do Curso Secundário de Dança 2017/18)
Música: Artur Fernandes
Figurinos: Nuno Nogueira
Direção Técnica e Desenho de luz: Cristóvão Cunha
Produção: Escola de Dança Lugar Presente
Apoio Institucional: Câmara Municipal de Viseu – Viseu Cultura
Agradecimentos: Rancho Folclórico da Casa do Povo de Abraveses, Rancho Folclórico de Torredeita, Rancho Folclórico Verde Gaio de Lordosa
A Binaural Nodar é uma estrutura cultural apoiada pelo Governo de Portugal – Cultura | Direção-Geral das Artes.