MAL DE ULISSES
Projeto teatral de Rui Catalão junto das comunidades migrantes
Residência Artística
15-19 maio 2023 (Lafões Cult Lab, Vouzela)
A Binaural Nodar tem o gosto de anunciar uma nova colaboração com Rui Catalão, o acolhimento e coprodução do seu novo projeto, intitulado “Mal de Ulisses”, o qual terá, entre 15 e 19 de maio, uma primeira residência de recolhas junto da comunidade.
Portugal testemunhou na sua história recente duas experiências migratórias pouco estudadas: quem saiu do país durante a ditadura e quem chegou na era da União Europeia. Fresco de uma sociedade portuguesa em rápida transformação, MAL DE ULISSES põe em diálogo testemunhos de um país a desaparecer e de outro a emergir.
Epopeia traumática daqueles que abandonaram os seus países de origem em busca de outro futuro, em MAL DE ULISSES velhos emigrantes e jovens imigrantes contam a sua história: porque deixaram a sua família, o seu modo de vida, e os problemas de adaptação que enfrentaram.
Com criações distintas, adaptadas aos locais de apresentação, e elencos constituídos por imigrantes ou seus descendentes, MAL DE ULISSES desenvolve-se em várias regiões de norte a sul do país. Este modelo de trabalho preconiza a autonomia progressiva dos grupos locais.
Conceção, dramaturgia, texto e encenação: Rui Catalão
Performers: 3 performers da comunidade
Figurinista: a definir na comunidade
Direção técnica: João Chicó
Entrevistas: Madiu Furtado
Produção executiva: Marta Moreira
Produção: Irreal
Coproduções: Teatro Municipal do Porto – Rivoli . Campo Alegre Festival Todos (Lisboa), Futurama (Serpa), A Oficina • Guimarães, Binaural Nodar (Vouzela) e Teatro das Figuras (Faro)
A Binaural Nodar é uma entidade apoiada pelo Governo de Portugal – Cultura | Direção-Geral das Artes.