ECOS DA IDA E DO RETORNO
Residência Artística
Luciano Piccilli
Vouzela, 2023
De 20 de Fevereiro a 4 de Março de 2023, teve lugar em Vouzela, uma residência artística com a participação do artista sonoro argentino Luciano Piccilli. A obra artística apresentada teve o seu foco temático na diversidade paisagística, comunicação entre materiais e vibração sonora. O mesmo, esteve também inserido no projeto “Ecos da Ida e do Retorno”, um conjunto de recolhas etnográficas, residências artísticas, podcasts e exposições, no contexto da emigração rural, neste caso com mais atenção o município de Vouzela.
Com uma peça sonora composta por várias sobreposições de vozes, o artista refere a sua inspiração em “imágenes borrosas” – (imagens desfocadas), tendo em conta as memórias dos testemunhos, e as suas mudanças de perspectivas remetentes das suas paisagens nativas, que se vão deteriorando ao longo dos anos. Episódios de memórias visuais, que acabam por se transformar em algo fictício, pela nostalgia ou trauma associado, deixando o sujeito original “cego” perante a paisagem inicial.
Uma produção da Binaural Nodar em parceria com o Município de Vouzela e com a Escola Profissional de Vouzela.
A Binaural Nodar é uma estrutura cultural profissional financiada por apoios bienais da Direção-Geral das Artes, estando localizada na zona de intervenção da Direção Regional de Cultura do Centro.