RURAL VIRTUAL
Residência artística virtual no Arquivo Digital da Binaural Nodar
Com Martín Baus, Hanna Kaszewska e Gardika Gigih Pradipta
Curadoria de Maile Colbert e Luís Costa

Temos o prazer de publicar os resultados finais da primeira residência artística virtual da Binaural Nodar, que acolheu três artistas de três continentes diferentes: Martín Baus do Chile, Hanna Kaszewska da Polónia e Gardika Gigih Pradipta da Indonésia.

A pandemia global mostrou-nos a importância e o valor que os arquivos online acessíveis e localizáveis podem ter não só para os artistas e os seus trabalhos de investigação, mas também para qualquer pessoa que tenha a curiosidade e o desejo de explorar, virtualmente, o mundo, tanto geográfica como temporalmente.

Pode um arquivo ser um Lugar? Algures entre o virtual e a realidade, um lugar que possamos visitar, interpretar, e dar forma através da nossa perceção e da arte. Algures onde possamos encontrar uma ligação, estar conetados, ser transformados pela experiência e deixar algo em troca.

Pode uma residência artística no contexto específico das montanhas rurais da região Viseu Dão Lafões, em Portugal, fazer uma mudança experimental e experiencial do Lugar Real para o Virtual para uma residência especial dentro dos seus Arquivos Digitais; para tornar o lugar virtual semelhante ao real? Ao longo do ano de 2022, o Arquivo Digital da Binaural Nodar (https://www.archive.binauralmedia.org/) foi esse destino, um lugar exterior para aceder e explorar virtualmente, enquanto cada um permaneceu em sua casa.

A Binaural Nodar é uma organização cultural profissional com financiamento bienal da Direção Geral das Artes.