ECOS DA IDA E DO RETORNO
Apresentação pública de residência artística
Sexta-feira, 03 de março às 11h00
Escola Profissional de Vouzela

Com: Luciano Piccilli (Argentina)
Organização: Binaural Nodar, em parceria com o Município de Vouzela e a Escola Profissional de Vouzela.

Conclui-se na sexta-feira, dia 3 de março, uma residência artística que a Binaural Nodar acolheu ao longo de duas semanas com o artista sonoro argentino Luciano Piccilli, o qual efetuará uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido, a ter lugar nas oficinas da Escola Profissional de Vouzela.

Dobras de vozes migrantes ressoam sobre uma paisagem representativa da zona rural de Viseu Dão Lafões. “Reflex” (do lat. reflexus ‘ação de voltar para trás’) é proposto como uma intervenção na paisagem a partir de uma membrana espelhada na qual são traduzidas histórias sobre uma comunidade. De que forma a ruralidade de uma região se modifica a partir de seus processos migratórios? A imagem refletida é alterada, o conceito de paisagem é apresentado como uma realidade mutante, um espaço em constante redefinição ativado pelas vozes de quem habita/habitou estes territórios.

A Binaural Nodar agradece ao artista Luciano Piccilli pelo seu empenho e amizade, ao Município de Vouzela pelo apoio logístico e à Escola Profissional de Vouzela pela colaboração na intermediação com a sua comunidade educativa.

A Binaural Nodar é uma entidade cultural profissional financiada com apoio bienal da Direção-Geral das Artes, estando inserida no contexto territorial da Direção Regional de Cultura do Centro.