“Re-interiorização de paisagens”
Residência Artística
10 a 20 de novembro 2022
Lafões Cult Lab (Vouzela)
A Binaural Nodar continua uma parceria com o projeto Self-Mistake através do acolhimento da residência artística de criação intitulada “Re-interiorização de paisagens”, da autoria do compositor Rui Lima.
O ambiente e a paisagem alteram a nossa perceção do mundo, e por outro lado, nós mesmos projetamos as nossas emoções e aspirações, individuais e coletivas na paisagem. A gravação da paisagem de Vouzela será recomposta, e servirá de ambiente sobre o qual tomará lugar uma interpretação improvisada do compositor e instrumentista Rui Lima.
Rui Lima é natural de Lourosa, Santa Maria da Feira e frequentou a Academia de Música de Paços de Brandão, onde estudou piano, coro e formação musical. Em 2017 licenciou-se em Biologia na Universidade de Aveiro e em paralelo à licenciatura estudou composição com Evgueni Zoudilkine e José Luís Postiga, e direção com António Vassalo Lourenço na Universidade de Aveiro. Desde 2016, as suas composições originais têm vindo a ser interpretadas, experimentando várias participações em grupos de música e teatro, desde música de câmara, eletrónica, fusão de grupos, orquestras juvenis, e especialmente grupos corais. Sob a orientação da compositora Isabel Soveral, criou a obra final de Mestrado, “Choral Moons” (2019-2020), onde explorou as luas do sistema solar numa narrativa artística, integrando investigação científica (musical, linguística, estética, astronomia e astrogeologia).
O projecto Self-Mistake promove a criação artística, num contexto de experimentação e risco, nas áreas da dança e da performance contemporânea. Apoia o desenvolvimento de processos artísticos, assim como a partilha de criações em contextos alternativos. Ao acolher o risco e a inovação, o projecto Self-Mistake incentiva à experiência do erro na criação artística como etapa fundamental para a transformação e a transcendência.
Esta residência artística é produzida pela Binaural Nodar com o apoio logístico do Município de Vouzela.
A Binaural Nodar é uma entidade cultural profissional co-financiada com apoios bienais da Direção-Geral das Artes.