Habi-Lin: A longa aventura do linho na Europa Rural
Instalação sonora e visual
Museu Municipal de Vouzela
1 agosto – 15 dezembro 2019
Co-produção: Binaural Nodar e Município de Vouzela
O linho é um dos mais antigos viajantes vegetais, um que acompanha o homem deste tempos imemoriais. Sabemos que o momento que os homens primitivos começaram a plantar sementes de espécies espontâneas foi fundamental para existir Humanidade. O advento da agricultura, das suas técnicas, saberes e instrumentos foi pois fundamental para a emergência da economia, da inserção territorial e da relação social e contratual entre os seres humanos. O linho é um exemplo absolutamente paradigmático de como o engenho do homem foi capaz de intuir as características botânicas de uma planta e a transformar em roupas e nutrição com a ajuda de instrumentação, também ela pensada com base nas matérias primas à disposição e na função mecânica necessária como para entrelaçar de fios que, em conjunto, formam um tecido.
Em toda a Europa rural podem ser encontrados traços da presença do linho, cujas técnicas de cultivo, secagem, transformação em fio e tecelagem são herdeiras direitas de saberes tão antigos como os existentes no Antigo Egipto ou na Antiga Roma. Ao mesmo tempo que comunidades rurais como as da Galiza, do Norte e Centro de Portugal, da Irlanda, dos Pirinéus ou dos Apeninos italianos conservavam modos artesanais assentes numa economia de auto-sustento, a revolução industrial trazia consigo os teares mecânicos que passaram a ser usados em contextos de produção massiva em zonas como o Norte de Inglaterra, Catalunha e também a Europa do Norte e de Leste, como a Polónia, Alemanha e os Países Bálticos.
Habi-Lin é uma instalação sonora e visual composta a partir de documentação sonora dos parceiros da rede europeia Tramontana: Binaural Nodar, Nosauts de Bigòrra, Eth Ostau Comengés, Associazione LEM-Italia, Bambun e Akademia Profil e que foi recolhida em lugares tão distantes como Carvalhal de Vermilhas (Vouzela, Portugal), Rompecilha (São Pedro do Sul, Portugal), Várzea de Calde (Viseu, Portugal), Pirinéus franceses, região italiana de Abruzzo e Masovian Voivodeship (Polónia).
Habi-Lin é uma homenagem às gentes que por toda a Europa trabalharam ao longo dos séculos para confeccionarem roupas e outros tecidos de linho, assim como a todos aqueles que continuam a amar esta planta absolutamente única.