“Aldeias Sonoras: Uma palestra sonora e metodológica”
Por Luís Costa
Centro de Educação Ambiental “Casa das Videiras”, Lousada
10 de maio às 21h00

Um co-organização Associação BioLiving e Município de Lousada.

Vivemos tempos estranhos. Proclamamos cada vez mais valores inquestionáveis (sustentabilidade, responsabilidade, solidariedade, dade, dade, dade), mas esquecemos o íntimo, subtil, o frente a frente com a vida antes de ser consciência e representação.

Este mundo (mesmo o rural) em perpétua mudança vai devorando possibilidades de outros mundos mais serenos, ao mesmo tempo que induz seráficas faces de boa consciência digital, cujas mentes muitas vezes não suportam o cheiro acre da vida imperfeita e suja.

Escutar o nosso mundo rural. Novas e antigas escutas. De que falamos quando invocamos a necessidade de escutar este e outros mundos?

O projeto Aldeias Sonoras da Binaural/Nodar, iniciado no ano de 2008 convocou mais de uma centena de crianças e jovens para a escuta e consequente empatia e compreensão do mundo rural que os rodeia (aldeia, curral, monte, estrada, caminho, casa, adega, etc.), do qual muitas vezes elas próprias formam parte, mesmo que não o assumam ou não o entendam.

Os mais de 200 documentos sonoros que o projeto gerou ao longo dos anos (em municípios como São Pedro do Sul, Arouca, Vila Nova de Paiva, Castro Daire, etc.) derivaram de escutas e gravações feitas por jovens: escutas simples, contingentes, autênticas e quiçá imperfeitas segundo os cânones, mas que evidenciam pulsões de busca de sentidos, nestes tempos em que a juventude, ao se deixar aprisionar pelos arautos da vacuidade e da imediatez, necessita de antídotos corajosos que usem a bondade e disponibilidade para a oferta de contrapontos existenciais para as suas vidas.

Todos os documentos sonoros das várias edições do projeto Aldeias Sonoras encontram-se catalogadas no Arquivo Digital Binaural Nodar (http://www.archive.binauralmedia.org).

A palestra dirigida por Luis Gomes da Costa abordará aspectos conceptuais e metodológicos do projeto Aldeias Sonoras, em paralelo com a escuta de alguns dos excertos sonoros.