A Binaural Nodar, em parceria com o Município de Viseu, o Museu do Linho e grupo Etnográfico de Várzea de Calde, têm o gosto de anunciar o lançamento do CD “Cancioneiro do Linho e da Vida Rural de Várzea de Cade“ do Grupo Etnográfico de Várzea de Calde, a ter lugar quarta-feira, 19/9 pelas 17h30, no Museu do Linho de Várzea de Calde (Junta de Freguesia de Calde, Município de Viseu).

Este CD foi produzido pela Binaural/Nodar no âmbito da sua longa investigação etnográfica, e constitui um exemplo acabado de valorização das tradições mais arreigadas de uma comunidade, fazendo-o de forma singular, quer pela demonstração exemplar de um cancioneiro especificamente ligado a uma das atividades mais emblemáticas da aldeia,
a sementeira e processamento da fibra do linho até ao tear, quer pela panóplia de cantares rurais que refletem modos de articulação holística entre paisagem, trabalho e relações sociais do mundo rural.

Resta-nos, em nome da direção da Binaural Nodar agradecer o apoio empenhado dos vários parceiros que tornaram possível esta edição: ao Grupo Etnográfico de Várzea de Calde, na pessoa do seu presidente senhor Hermenegildo Gonçalves, ao Museu do Linho de Várzea de Calde, na pessoa da sua diretora Dra. Raquel Greenleaf e ao Município de Viseu na pessoa do vereador com o pelouro da cultura, Dr. Jorge Sobrado, pelo seu entusiasmo na promoção da cultura do município e pela dinamização do Programa Viseu Cultura que cofinanciou esta publicação.