O Município de Oliveira de Frades, a União de Freguesias de Destriz e Reigoso e a Binaural Nodar têm o gosto de anunciar que o Festival OCUPAI – Festival Ibérico de Arte e Ação se realizará este ano nas margens do rio Alfusqueiro, mais concretamente na Praia Fluvial de Destriz do referido Município de Oliveira de Frades, nos dias 23 e 24 de Junho.

Ontem dia 10/5 foi apresentado o OCUPAI à imprensa, conferência de imprensa que contou com a presença do Exmo. Vice-Presidente do Município de Oliveira de Frades, Carlos Pereira, o Exmo. Presidente da União de Freguesias de Destriz e Reigoso, Carlos Lima e o presidente da direção da Binaural/Nodar, Luís Costa.

O Festival OCUPAI de 2018 terá uma linha temática unificadora: o renascimento da paisagem e das comunidades rurais, sendo que todos os espetáculos e instalações serão marcados, não obstante a sua função de fruição, por sentidos de questionamento e de renovação de vários aspectos ligados ao contexto rural (como poderão vir a ser as aldeias do futuro? que novos sentidos podemos encontrar para a comunidade? como pode evoluir a floresta? que lugar para o trabalho manual? precisamos de renovar os simbolismos agrícolas? qual o papel da mulher no mundo rural? etc.), sendo que existirão várias estreias absolutas em Portugal e/ou espetáculos participativos especialmente concebidos a partir das interações que existirem entre artistas, população e público.

O Festival OCUPAI, depois de três anos realizado no concelho de São Pedro do Sul, na sua quarta edição dirige-se para o concelho de Oliveira de Frades, cujas aldeias e comunidades se encontram em pleno processo de sarar feridas e “tocar para a frente”, depois dos dramáticos incêndios de Outubro de 2017. A escolha do local, a aldeia de Destriz, é por isso também um símbolo de resistência e de vontade de superação, até porque a zona envolvente à praia fluvial do rio Alfusqueiro em Destriz ficou, quase por milagre, intocada com os referidos incêndios.

O programa deste festival de proximidade cara a cara, simultaneamente contemporâneo e popular, inclui mais de 20 eventos de artistas, associações e coletivos dos dois lados da fronteira, que trarão várias atividades ao ar livre e fantásticos espetáculos e instalações que irão povoar o espaço da praia fluvial de Destriz, alguns deles em estreia nacional, da autoria de grandes nomes do teatro audiovisual, música exploratória, performance multidisciplinar, música tradicional/de raízes, instalação multimédia, arquitectura, etc.

Demos pois as boas vindas à Oficina Galega de Outros Asuntos do Movemento, Marina Oural Villapol, Chefa Alonso, Mónica Cofiño ArenaArtesaCía Transmedia, Pandereteras Gritsanda, Somospeces≠, Teatro e Marionetas de Mandrágora, Erva Daninha, Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Carvalhal de Vermilhas, Associação Pedra do Ar, Banda Filarmónica da Sobreira, Acrof Oliveira de Frades, Núcleo de Arquitectos da Região de Viseu, Grupo de Cantares, Cavaquinhos & Violas de Pinheiro de Lafões etc. etc.

O Festival OCUPAI insere-se no contrato de apoio tripartido entre a Direção-Geral das Artes, a Binaural/Nodar e os municípios de Oliveira de Frades e de Vouzela, integrado na zona territorial de intervenção da Direção Regional de Cultura do Centro.