Foi com muito gosto que a Binaural Nodar coorganizou juntamente com o Centro de Promoção Social a sexta edição do SIBTUR – Simpósio Internacional de Boas Práticas no Turismo que teve lugar no passado dia 19 de abril em Carvalhais, Viseu, Portugal, Município São Pedro do Sul, enquanto fórum de debate sobre o papel das práticas culturais e do património na dinamização de experiências turísticas mais autênticas.
O papel da Binaural/Nodar no SIBTUR esteve igualmente ligado ao facto de neste Ano Europeu do Património Cultural a associação ser chefe-de-fila de um projeto Creative Europe, o Réseau Tramontana, sendo que nesse âmbito foi convidada Silvia Pallini da entidade parceira de projeto Associazione LEM-Italia. Por outro lado, foi fomentada a relação transfronteiriça com a Galiza, através da presença de Vidal Martínez-Sierra López do Grupo de Desenvolvimento Rural Terras de Miranda.
De igual modo, não podemos esquecer a presença de oradores portugueses de grande relevo, os quais aportaram perspectivas certamente inovadoras e resilientes sobre como escapar aos lugares comuns do que significa turismo patrimonial de qualidade. A este título destacamos as intervenções de Pedro Sobral de Carvalho (EON, Indústrias Criativas, Lda), Fátima Eusébio (Departamento de Bens Patrimoniais da Diocese de Viseu, Luís Coito (Turismo de Portugal), Cristina Barroco (Curso de Turismo do Instituto Politécnico de Viseu) e Joao Pedro Mouro (vereador do Município de São Pedro do Sul).
Por último, deixamos um álbum com imagens do simpósio e da apresentação do projeto LabTur no Museu Rural de Carvalhais, uma intervenção audiovisual desenvolvida conjuntamente entre a Binaural Nodar e os alunos do 2º ano do Curso de Turismo da Escola Profissional de Carvalhais – SPS sob a orientação da respectiva diretora Ana Margarida Bandeira Azevedo.