A Binaural Nodar está neste momento em fase de finalização de um conjunto de projetos etnográficos no Município São Pedro do Sul ligados à valorização do património cultural rural de algumas das suas aldeias mais emblemáticas, os quais têm a coordenação de Manuela Barile e serão apresentados ao público durante a primavera que se avizinha.
Em primeiro lugar, está finalizado o documentário de 38 minutos “Bondança: Abundância”, resultado de uma investigação de vários anos ligada ao ciclo do milho na aldeia de Bondança, Freguesia de Manhouce !. Este documentário será publicado em DVD o qual poderá em breve ser adquirido.
Em segundo lugar, estão igualmente terminados dois documentários realizados na aldeia da Rompecilha, em articulação com a A.C.D. Rompecilha (União de Freguesias de São Martinho das Moitas e Covas do Rio): “Linho: Histórias ao longo de um fio” (57 minutos) e “Mulheres serão” (10 minutos), ambos dedicados ao ciclo do linho nesta aldeia na encosta sul do Monte de São Macário. Está igualmente em fase de preparação uma publicação com relatos e imagens da relação entre a aldeia e o linho, a qual se prevê seja publicada no final da Primavera.
Em terceiro lugar, a Binaural Nodar tem o gosto de estar a ajudar Isabel Silvestre e o Grupo As Vozes de Manhouce a digitalizar e a catalogar parte do seu riquíssimo espólio fotográfico, de indumentárias e adornos tradicionais da aldeia de Manhouce.
Todos estes projetos estão integrados na Réseau Tramontana, projeto Creative Europe, do qual a Binaural/Nodar é presentemente chefe de fila europeu e que inclui ainda outras sete organizações culturais de Espanha, França, Itália e Polónia.