Cidades Sonoras
Um Projecto Educativo da Binaural/Nodar

Freguesia de Baixa da Banheira, concelho da Moita
15 a 18 Dezembro 2012
Coordenador: Luís Costa
Apoio Multimédia: Nely Ferreira

Destinatários: Crianças e jovens dos 10 aos 14 anos
Lotação: 15 participantes

Cidades Sonoras é um projecto educativo de mapeamento sonoro de espaço urbanos portuguesas. Guiados por monitores, um grupo de participantes oriundos do contexto social/geográfico objecto de documentação irá gravar os sons que segundo os próprios caracterizam melhor a zona, registando as coordenadas geográficas de cada som, a par de outras informações contextualizadoras e de registos fotográficos.

O projecto procura evidenciar a especificidade acústica de cada cidade e de cada bairro, não obstante a crescente homogeneização dos espaços urbanos contemporâneos. O projecto é estruturado de forma a estimular tanto a atenção aos pequenos detalhes acústicos da cidade como o contacto inter-geracional em que as vozes da memória da cidade de outros tempos podem assumir um papel determinante.

Esta ligação do projecto a participantes locais e à sua memória da cidade constitui o aspecto determinante do projecto. Ou seja, propõe-se fundamentalmente fornecer ferramentas de percepção e tecnológicas para re-ligar as comunidades aos seus espaços vitais, para fazer despoletar memórias sonoras, quiçá para acrescentar algumas centelhas de auto-estima a quem assistiu a transformações irreversíveis da cidade.

O resultado final da actividade será a criação colectiva de um catálogo de sons mapeado num mapa digital e a sua apresentação pública à cidade/bairro.

O último projeto Cidades Sonoras de 2012 será desenvolvido com a população jovem (10 a 14 anos) da freguesia da Baixa da Banheira, concelho da Moita, distrito de Setúbal, uma zona de características mistas de urbano, rural e ribeirinha.