Um projecto intemedia itinerante de Maile Colbert.

Passageira em Casa é uma perfomance intermedia e multi-disciplinar inspirada pela viagem em busca da definição de “casa”. A narrativa é parcialmente ficcionada e consiste num relato pessoal sobre a história marítima de Portugal, levada à cena por uma bailarina, uma performer vocal, uma artista vídeo e um compositor sonoro e outros artistas… todos eles filhos da emigração. O texto do projecto é inspirado em Os Lusíadas, de Luís de Camões.

O texto do projecto foi desenvolvido pela directora e pelo poeta Ian Colbert, baseado n’Os Lusíadas, em cantos Havaianos, memórias e diários dos antepassados da directora, por textos da sua autoria e outros textos relacionados com viagens marítimas e história e cultura de Portugal. O projecto é adaptado a vários contextos históricos, culturais, linguísticos, arquitecturais e pessoais, mantendo uma base conceptual mas sendo recriado à medida que viaja para novas locais, como um Cadáver Esquisito épico.

“Muitos portugueses da minha geração relatam a história de uma criança olhando para o mapa de Portugal pendurado na sala de aula como se fosse uma cara… a Espanha como se fosse o cabelo e o pescoço… a cara de Portugal vista de perfil, de costas para a terra conhecida, virada para o mar, mar passado, mar novo. Algures na minha genealogia esta experiência ocorreu. Levou-os através de uma massa continental e dois oceanos até ao Havai. A minha mãe olhou para a terra de onde eles vieram, eu olhei para além da terra onde ela me conduziu. Agora, a genealogia torna-se num círculo. Mas será isto um regresso? Um regresso implica uma origem. Mas isto refere-se a múltiplas gerações. Pode a história genealógica de uma pessoa tornar-se numa história pessoal? Pode isto ser um regresso a casa? Será que isto se parece com a nossa casa?”

Mais informações sobre a artista:

http://www.binauralmedia.org/news//news/pt/member/maile-colbert

///

Direcção Artística: Maile Colbert

Direcção de Produção: Luís Costa

Assistente de Produção: Carina Martins

Co-Produção: Cross the Pond

Texto: Ian Colbert and Maile Colbert

Desenho e Composição Sonoras: Rui Costa e Maile Colbert

Dramaturgia: Rui Catalão

Coreografia: Wanda Gala

Dança e Coreografia: Rafaela Salvador

Desenho de Luz e Vídeo: Maile Colbert

Performer Vocal: Anna Hints

Assistente Vídeo: Sara Morais

///

Residências Artísticas:

Experimental Intermedia, Nova Iorque, EUA

[AFG_gallery id=’123′]

Nodar Rural Lab, Nodar, Portugal

[AFG_gallery id=’125′]

Espaço PerFormas, Aveiro, Portugal

[AFG_gallery id=’127′]