O Nodar Rural Art Lab é um programa de laboratórios de criação artística em arte sonora desenvolvidos em interação com comunidades e paisagens rurais do maciço da Gralheira, nomeadamente da aldeia de Nodar, uma pequena aldeia no norte do distrito de Viseu, Portugal situada a 150 Km do Porto e 350 Km de Lisboa.

As  residências são actualmente organizadas em vários espaços rurais do maciço da Gralheira (São Pedro do Sul) – nomeadamente nas aldeias de Nodar, Covas do Rio, Macieira e Coelheira.

A organização encoraja que os artistas residentes estabeleçam interacções com o local, os seus habitantes, espaço geográfico, identidade e memória.

Disciplinas e média:

Arte sonora, música improvisada, composição electroacústica, esculturas sonoras, instalações intermedia.

Despesas suportadas pelos artistas:

Os artistas apenas terão de suportar o custo das suas viagens para/de a residência. Não obstante, a organização procura sempre obter apoio financeiro das embaixadas ou delegações locais dos institutos culturais dos países de origem dos artistas. Encorajamos igualmente os artistas a contactarem as entidades culturais relevantes dos seus países para a obtenção de apoio financeiro para as suas viagens.

Os artistas terão à sua disposição, sem qualquer custo, alojamento, alimentação, utilização de equipamentos áudio e vídeo e um espaço social para contacto com outros artistas e públicos locais. Outras viagens a locais de interesse da região ou para os espaços de performance são igualmente suportadas pela organização.

Apresentação dos trabalhos artísticos:

A organização encoraja a partilha pelos artistas do resultado da sua residência / colaboração internacional, através de performances, ensaios abertos, conversas ou exposições no local da residência e dirigidos aos públicos locais.

Performances / exposições adicionais podem ser organizadas nas cidades vizinhas de Viseu e S. Pedro do Sul, ou então em Lisboa e Porto. Os artistas devem informar a organização com antecedência para ser possível a preparação dos eventos.