Residência Artística e Instalação sonora
integrada no ciclo: Binaural: O Som Arcaico

Rui Costa – “Sightseeing for the Blind in Aveiro”
Estúdio Performas, Aveiro
Datas da Instalação: 18 a 28 de Agosto 2010 (Quarta-feira a Sábado)

Sightseeing for the Blind” é um projecto baseado na deambulação sonora por uma cidade.

A experiência que um turista tem de uma cidade é em grande medida determinada pela aleatoriedade das impressões no limite da consciência, de um mapeamento permanente entre o que se vê e os desejos, ideias preconcebidas, memórias, etc. Pretende-se com este projecto utilizar este processo mental como ponto de partida para a criação artística.

O registo sonoro de uma cidade que se visita pela primeira vez incorpora este processo mental de uma forma muito evidente. Ao registar-se o ambiente sonoro do lugar, muito sobre o sujeito é também capturado: decisões de onde ir, que locais evitar, quanto tempo permanecer num local, quão rápido caminhar, ideias preconcebidas do que se pretende gravar.

O projecto começa com uma fase de “turismo sonoro”. Com o auxílio de um guia turístico, definem-se os percursos que irão ser percorridos e gravados com o auxílio de um par de microfones binaurais. Ao longo do percurso são registados impressões, estados de espírito, associações mentais e decisões. Esta informação será posteriormente utilizada para criar uma partitura ou uma série de instruções para a segunda fase do trabalho, que pode consistir numa composição ou uma instalação sonora.

A primeira etapa deste projecto incidiu sobre a cidade de Lisboa e culminou com a edição, em Agosto de 2009, de um CD com uma composição sonora. No âmbito da vontade do artista em realizar novas variantes do mesmo projecto em várias cidades do país e do estrangeiro, será desenvolvida em Agosto de 2010 na cidade de Aveiro a segunda versão do projecto.

Mais informações sobre o artista:
http://www.binauralmedia.org/news//news/pt/people/board/rui-costa

Direcção Artística: Rui Costa
Direcção de Produção: Luís Costa
Assistente de Produção: Carina Martins