Instalação Concertante

Quando vim para Nodar pela primeira vez tive a ideia de me limitar apenas ao vídeo documentário mas logo a seguir fiquei fascinado pelo ambiente, pelo rio. Gosto da dualidade entre tecnologia e natureza. De onde venho, não me sinto mais ligado à natureza. Em Nodar senti que a tecnologia ainda está ligada à natureza, enquanto na minha zona o rio virou um canal e a água chega à minha casa filtrada sem os componentes minerais que a natureza dá. Em Nodar a técnica está próxima da natureza, a natureza continua a ser natureza mas aqui e ali as pessoas usam as técnicas, que são muito antigas e altamente especializadas, para trazer água para as culturas, para a sua vida. Então, neste lugar, pude ver o passado e o futuro. Estes são os sons que eu gostava de captar.

Pensei: minha peça tem que acontecer no rio. O que eu queria fazer era uma espécie de “instalação concertante” onde eu misturaria camadas de realidades virtuais a partir de sons de água e fontes de água, para que as pessoas que viessem tivessem esse acontecimento/performance único onde pudessem visualizar seus vive com água. Todos os sons eram de Nodar excepto o último que vinha do mar. Assim, todos os sons que eu trazia eram coletados na memória das pessoas. Na parte silenciosa de suas mentes, eles tiravam imagens de suas vidas, de diferentes rios. É um diálogo entre fontes acústicas e visualização. Por isso fui ao rio porque a certa altura pensas que todos estes sons fazem parte do rio. Quando pressiono parar no final, você pensaria que algo está errado com o rio, mas então você percebe que tudo aquilo era como uma parede acusmática de som, uma paisagem sonora, não está lá, está atrás de uma cortina, em uma realidade virtual , mas a história que conto ainda está na água.

Eu componho, não estou fazendo fonografia. O que faço é uma instalação sonora onde componho diferentes imagens e brinco com elas. Usei várias técnicas digitais para criar diferentes paisagens sonoras. Inicialmente eu queria capturar os sons debaixo d’água, mas depois eu só queria um canto diferente da água, digamos que eu queria moldar o som interno da água. Por exemplo, aqui quando ouço a água, ouço todos esses reflexos, ouço o espaço. Então cortei o espaço com redução de ruído, com filtragem psicoacústica e com equalização. Então essa é a primeira parte: fazer o registro fonográfico. A segunda parte desse processo é transpor minha experiência de editar o som onde eu tinha a imaginação do meu mundo aquático e trazê-lo para a história. Um quarto da peça sou eu.

Wolfgang Dorninger vive e trabalha em Linz e Viena, Áustria. A sua principal expressão artística centra-se na arte sonora e na música experimental, desde a instalação sonora ao concerto, multimédia e arte radiofónica. Ele ensina na Art-University em Linz, Áustria e compõe música para teatro, dança e cinema.

OBRAS ARTÍSTICAS