Shadow walks in Nodar

Interessa-me muito a relação que as pessoas estabelecem com os lugares, especialmente os sítios familiares e as casas. Nos últimos três ou quatro anos,tenho viajado e efectuado trabalho sonoro que reflecte as características específicas dos lugares e dos seus habitantes. Vejo este trabalho como retratos sonoros dos lugares e da suas pessoas–chamo-lhes “Shadow-walks” (caminhos de sombras)-através da experiência e memórias daqueles que lá vivem, assim como dos sons particulares dos lugares escolhidos e da minha própria resposta,na forma de canção, a esses lugares.

Durante a minha residência em Nodar criou-se outro capítulo neste projecto contínuo. Nesta aldeia constituída por 24 habitantes, situada nas montanhas do norte de Portugal, dez voluntários conduziram-me pelos seus caminhos “especiais”,caminhos percorridos vezes sem conta e com um significado especial para essas pessoas. Depois de fazer o percurso com essa pessoa, gravando as nossas conversas, fazia em seguida uma caminhada sozinha, durante a qual tentava perceber os traços, deixados pelo caminho, do meu anterior acompanhante, conferindo-lhes uma sonoridade através de canto improvisado no lugar. Este processo foi repetido em cada um dos percursos e as diversas gravações foram posteriormente editadas numa única composição.

À medida que caminhava recolhia objectos que encontrava pelo caminho, os quais foram apresentados juntamente com o trabalho sonoro. Objectos removidos dos seus contextos e mostrados num local distinto pareciam tomar a forma de uma presença física, incorporando histórias imaginadas, e quando mostrados em conjunto formavam um retrato visual de um lugar, feito de resíduos e do que ficou para trás.

Viv Corringham é uma artista sonora inglesa, baseada em Londres e em Rochester, Minnesota em actividade desde o início dos anos 80. Sobre ela foram publicados diversos artigos de revista e emitidos programas de rádio (BBC Radio 3 and 4, Resonance fm, WFMU…) e TV (BBC Channel 4). Viv participou em alguns dos mais importantes festivais de arte sonora: Soundworks Festival (Cork, Irlanda), HearingPlace Sound Art Festival (Melbourne, Austrália), Placard Headphone Festival (Londres), Sound ArtMuseum (Roma, Itália), etc.

OBRAS ARTÍSTICAS