Descrição do projecto

Projecto: A Film
Categoria: Fotografia, Vídeo
Período: Abril 2008
Evento: Residência Artística


Esta será a minha primeira vez numa residência artística. Como tal, tenho muitas questões que precisam de ser respondidas. O propósito deste projecto é o de compreender a essência pessoal de um programa de residências artísticas. Para tal irei mapear a história e eventos de Nodar, através de uma narrativa que será criada a partir dos encontros e entrevistas com os habitantes locais e da investigação da documentação própria do Centro de Residências Artísticas de Nodar.

Para perceber as características fundamentais de um tema, é aconselhável examiná-lo sob diversas perspectivas. Se consideramos um espaço como sendo um vocabulário, então temos de nos socorrer de ferramentas de uma linguagem comum para partilhar a experiência. Por esta razão, quero empreender a experiência colectiva de Nodar a partir do olhar e escuta dos seus habitantes. É importante para uma organização local perceber o seu impacto na comunidade (especialmente quando esta é pequena) e uma forma de apreender esse impacto pode ser através do exame dos mitos e histórias que as pessoas contam sobre ela.

De certa forma, o meu trabalho será uma manifestação do processo de associações livres iniciado pelo NOGS na comunidade local. O material recolhido será misturado com os documentos e materiais de arquivo (f)actuais de Nodar. O facto é ficção.




Toomas Thetloff | Estónia

Toomas Thetloff é um artista interdisciplinar oriundo da Estónia que trabalha nos domínios da fotografia, som, instalação, performance e vídeo.

Desde 2005 tem levado a cabo diversas acções-performances em cooperação com „Art Security” e EKSP. Toomas é igualmente o coordenador do espaço de projecto experimental „p.o.t.t.” e ainda membro do MoKS – Centro para a Arte e Prática Social, um centro de residências artísticas no sudeste da Estónia.

http://www.fantomas.jabber.ee

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]