Descrição do projecto

Projecto: “Body Material” and othersCategoria: Fotografia, Vídeo, Performance, Instalação, Design Gráfico e MultimédiaPeríodo: Abril 2009Evento: Residência Artística

A artista interessa-se pelos detalhes invisíveis das coisas à nossa volta – detalhes que estão sempre presentes mas nos quais ninguém repara. A artista tenta encontrá-los e mostrá-los aos demais. Em Nodar a artista desenvolveu vários projectos, todos relacionados com a invisibilidade e com a transiência. “Body Material” é uma série de retratos de pessoas que habitam na aldeia de Sequeiros, ao lado de Nodar. Nesta série foram efectuados retratos de pessoas de uma forma usual e retratos de algo invisível nelas – fazendo crescer fungos no material corpóreo das pessoas. A artista pediu a alguns habitantes para “darem” uma parte dos seus corpos – como cabelo, ou água de lavar as mãos – e igualmente para colher algum material que flutua no ar das divisões onde vivem, para os colocar num substrato biológico. Posteriormente o bolor começa a crescer no substrato e as formas e cores geradas são também o retrato dessas pessoas – de uma forma pouco usual, de algo escondido, mas presente. Para a artista, pedir às pessoas para cederem parte dos seus corpos e revelar estes retratos escondidos é um processo muito íntimo.

A outra parte do trabalho desenvolvido pela artista em Nodar constituiu um grupo de três vídeos acerca da transiência de tudo à nossa volta, acerca da finitude – que une pessoas, animais e paisagem, o que é não é uma ideia triste, mas sim calma e poética. Essa é a percepção da artista acerca de Nodar – nada parecida com a depressão generalizada do Norte de onde a artista vem – e que está relacionada com a ideia de auto-suficiência e de consciência de que tudo vem e vai. Este conhecimento é antigo e feminino e dá à artista muito poder – algo que poderia ser designado de místico, mas que ela prefere qualificar de pacificador e portador de confiança.

Svetlana Bogomolova | Rússia, Estónia

Svetlana Bogomolova nasceu em São Petersburgo (Rússia) e vive actualmente na Estónia. É formada em media e publicidade pela Faculdade de Belas Artes de Tartu. Desenvolve projectos nos domínios da fotografia, vídeo, performance, instalação, design gráfico e multimédia. É membro do MoKS – Centro para a Arte e Prática Social e tem participado em diversas exposições, projecções, performances, instalações áudio e vídeo. Trabalha actualmente em vídeo arte, como VJ e como designer gráfica.

http://www.svetabogomolova.com

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]