“Sons do Rural”, documentário de Tiago Dias dos Santos sobre o programa de residências artísticas da Binaural/Nodar e co-produzido pela mesma organização, foi selecionado para o programa do Figueira Film Art 2014 – Festival de Cinema da Figueira da Foz, que decorre entre 8 e 14 de Setembro 2014. O filme será exibido na sessão do dia 12 Setembro às 21h30, no pequeno auditório do Centro de Artes e Espetáculo da Figueira da Foz, assim como no dia 13 Setembro, a partir das 11h00, no Museu do Sal da Figueira da Foz.

Programa completo do festival, aqui.

Sons do Rural
Um documentário de Tiago Dias dos Santos
2014, 23m24s
Co-produção: Binaural/Nodar e Mestrado em Multimédia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Com Antony Lyons, David Prior, José Almeida, Luís Costa, Manuela Barile,

As residências artísticas enquanto situações de criação artística permitem um intercâmbio de experiências, vivências e conhecimento entre diversas pessoas, com diferentes antecedentes. O trabalho artístico é diretamente afetado no contacto com a comunidade, enquanto que os artistas são influenciados pela população com que interagem. Sons do Rural aborda esta questão, utilizando como exemplo a residência Divina Sonus Ruris, desenvolvida nas aldeias de Sul e Macieira (ambas no concelho de São Pedro do Sul) pela Binaural/Nodar em Abril de 2013, onde são exploradas os diferentes pontos de vista da comunidade, artistas e associação.

Tiago Dias dos Santos é licenciado em Tecnologia da Comunicação Audiovisual, com especialização em Fotografia, pelo Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo e mestre em Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tendo o documentário Sons do Rural feito parte da sua dissertação final de mestrado, a qual teve a orientação do Prof. Miguel Carvalhais.