Pastorinhos

A minha prática artística sempre constituiu uma resposta intuitiva e automática guiada por eventos pessoais, pensamentos e sentimentos integrados na minha rotina diária.

“Pastorinhos” trata-se do resultado de uma interacção com o ambiente natural de Nodar durante uma residência artística de 3 semanas em Junho de 2009. É uma curta metragem com aproximadamente 5 minutos, que combina a ficção e o documentário etnográfico. Foi o resultado de um diálogo com um local adormecido, registrando-o e reinterpretando-o. Elementos tais como a paisagem, a vegetação, agricultura e pastorícia, lendas e mitos, foram algumas das realidades que serviram de base para a concepção e realização deste processo.

O meu interesse em desenvolver um trabalho desta natureza está claramente relacionado pelo facto de ter nascido num contexto rural, no qual a agricultura e os animais eram um elemento importante na minha vida diária.

Esta proposta está de alguma forma também relacionada com a abordagem documental que desenvolvi durante uma série de residências artísticas em outros países tais como na China, Moçambique e Estados Unidos, das quais resultaram filmes experimentais a partir de um processo de observação e colaboração com pessoas locais.

Esta foi a minha primeira visita a Nodar, e durante este período de pesquisa, fui descobrindo a aldeia e os seus habitantes, e a forma com que eles interagem entre si e o ambiente. Foi um processo baseado numa resposta intuitiva aos acontecimentos, pensamentos e sentimentos integrados no dia a dia.

Em “Pastorinhos” tentei apurar a minha linguagem visual. Estive a desenvolver um trabalho de imagem com luz natural, aproveitando os reflexos da água e também utilizando espelhos por forma a manipular essa mesma luz natural. Interessou-me o lado fotográfico da imagem.

Sérgio Cruz é um artista/realizador, designer de som e editor independente. Nasceu em Vila Nova de Famalicão e licenciou-se em Som e Imagem na Escola de Artes da Universidade Católica do Porto. Em 2005 mudou-se para Londres onde tirou os Mestrados em Artes de Vídeo Dança na London Contemporary Dance School e em Artes Plásticas na Central Saint Martins. Desde 2004 que tem vindo a trabalhar como criador vídeo e designer de som para peças de dança, instalações e filmes, tendo realizado até à data sete obras próprias. Tem também trabalhado como coreógrafo e intérprete de dança e VJ. Ganhou diversos prémios entre os quais o de Jovens Criadores do Clube de Artes e Ideias – área de vídeo, o prémio FNAC Novo Talento no festival Indie Lisboa, o de melhor curta metragem no festival Tom de Vídeo 06 e o The Red Mansion Art Prize.

OBRAS ARTÍSTICAS