Descrição do projecto

Projecto: “Klanghelm / Sonic Helmet”
Categoria: Arte Sonora
Período: Maio 2009
Evento: Residência Artística


A nossa perspectiva da realidade do dia-a-dia está muito baseada em dois níveis: o nível do “olho” e o nível do “ouvido”. A percepção auditiva determina a nossa sensibilidade para a profundidade e dimensão do espaço. De acordo com a dimensão do nosso corpo e com a nossa posição no espaço, a percepção espacial irá diferir. O som também evoca o aspecto táctil da origem sonora e da experiência multissensorial do receptor.

A prática artística de Satoshi Morita está em particular relacionada com duas questões: o desenvolvimento das circunstâncias auditivas através de instalações ou objectos sónicos e o arquivo e composição do ambiente sónico com um método especial de gravação multi-canal. Este material sonoro é essencial para a composição da instalação ou do objecto sónico.

“Transformação do acto de caminhar em Nodar numa experiência sonora – sentir o toque da paisagem”. O ambiente de Nodar foi registado acusticamente com múltiplos microfones, enquanto o artista caminhava acompanhado por objectos de pedra e madeira (construídos por si) que produziam sons. O público experenciou o ambiente rural de Nodar através de uma perspectiva de escuta não habitual: uma percepção áudio-táctil transmitida por um objecto sonoro inter-sensorial: ‘Klanghelm / Sonic Helmet’ (“Capacete Sónico”), que proporciona experiências sónicas únicas através da percepção auditiva e táctil usando três canais áudio.


40° 55′ 5″ N, 8° 3′ 36″ W, uma composição sonora concebida em Nodar por Satoshi Morita para o capacete sonoro (aconselhável ouvir com auscultadores):


Satoshi Morita | Japão, Alemanha

Satoshi Morita é um artista sonoro Japonês baseado em Berlim. É formado em Estudos Sonoros pela Universidade de Artes de Berlim. Tem apresentado inúmeras instalações sonoras em galerias, museus e espaços não convencionais na Áustria, Inglaterra e em diversos locais da Alemanha. Desenvolve ainda peças para rádio em prestigiadas emissões de arte rádio (WDR 3, Deutchlandradio Kultur, etc.) Obteve uma menção honrosa no Prix Ars Electronica de 2008.

http://www.sonicspacelabs.com