Descrição do projecto

Projecto: Walk[s]
Categoria: Field recordings, arte sonora
Período: Junho 2008
Evento: Residência Artística


« Walk[s] » é um projecto de criação sonora em residência, mas também de pesquisa de uma forma de escrita musical através do encontro com um ambiente. Esta pesquisa utilizará técnicas de gravação de campo (“field recordings”), assim como de improvisação com objectos encontrados, instalação sonora ou documentário e, acima de tudo: percursos pedestres exploratórios e encontros casuais. Tudo isto será conduzido enquadrado por uma ideia alargada do que é um ambiente, através do questionamento das especificidades sonoras do lugar, assim como dos seus dados geográficos, temporais, sociais e políticos.
O objectivo da residência não é a efectiva realização de um peça sonora, apesar de ser provável que exista uma, ou várias tentativas. O tempo passado em Nodar permitirá levar a cabo esta pesquisa de uma forma de composição inovadora, através de um trabalho específico de escuta e de uma relação extensiva com o lugar. De igual forma, através da montagem de um processo que provoque um encontro como ambiente, a aldeia, os seus habitantes e com a gente do Centro de Residências de Nodar.



Samuel Ripault (a.k.a. Pali Meursault) | França

é um artista sonoro e especialista em gravações de campo. É co-fundador da editora de música experimental Universinternational e membro do colectivo Ici-Même Art em Grenoble. Desde o início do século que tem criado inúmeras obras sonoras (algumas das quais publicadas em editoras como
Universinternational, And-Oar, Picomedia e Entr’acte), projectos de escuta em diversas cidades, instalações sonoras e peças experimentais para rádio.

http://www.palimeursault.net