City of Goats

O meu projecto, um “work in progress”, “City of Goats” (“Cidade das Cabras”) centrou-se na aldeia de Covas do Monte, vizinha de Nodar. É um local que parece não ter mudado muito ao longo dos séculos, mantendo muitos traços profundos do seu modo de vida tradicional. Percorri a arquitectura desta pequena comunidade através da fotografia, fazendo uso de técnicas fotográficas com e sem tratamento por computador.

A princípio receei invadir a intimidade das pessoas, de ser indelicado e mudar sem intenção algo na vida daquelas pessoas–coisa que eu não queria fazer. Na maioria das vezes é assim, a máquina fotográfica é uma intrusa, mas penso ter sido acolhido pela população com grande facilidade.

Em Covas do Monte tentei tirar fotografias dos habitantes no seu contexto natural, no local a que pertencem. Quando estou a fotografar esforço-mepor obter sempre uma espécie de “aprovação mental”, porque caso contrário o resultado não será bom. Se uma pessoa não quer ser fotografada, então nada de bom pode sair daí. Quero fotografar pessoas no seu mundo natural, na felicidade que lhes é própria, porque estou em crer que elas vivem uma vida verdadeiramente feliz. Considero-as as pessoas mais ricas do universo por viverem no mundo a que pertencem.A maioria delas vive até morrer onde nasceu, não vão de certo morrer no hospital ouem qualquer outra instituição de “preparação para a morte”.

Peeter Laurits (1962) é um artista visual nascido na Estónia, cujo trabalho se centra à volta da fotografia. A sua formação foi realizada nas cidades de Tallinn, Tartu, São Petersburgo e Nova Iorque. Desde 1989 que exibe a sua obra internacionalmente. Foi co-fundador dos colectivos artísticos De Studio e Open Valley Studio. Trabalhos seus fazem parte da colecção do Estonian Art Museum, Tartu Art Museum, KIASMA, colecção Norton Dodge e muitas outras colecções públicas e privadas. Actualmente vive numa floresta do sul da Estónia, situada no vale Kütiorg.