Paulo Raposo tem, desde 1990, desenvolvido uma atividade constante nas áreas da arte sonora e da arte intermedia, com incidência no uso das novas tecnologias de imagem e na concepção e programação de software interactivo para performances em tempo real, do qual foi pioneiro em Portugal. A sua obra tem sido pontualmente apoiada, desde 1994, pelo Ministério da Cultura – IPAE, Instituto de Arte Contemporânea, Clube Português de Artes e Ideias, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, etc. tendo sido apresentada em França, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Itália, Espanha e nos Países Bálticos, para além de Portugal. Fundou em 1991, com Carlos Santos, o projecto de pesquisa sonora ‘vitriol’, que recebeu excelentes menções críticas por parte da imprensa especializada nacional e internacional , tendo sido artista e conferencista convidado por instituições e festivais prestigiados como o ICMC (International Computer Music Conferences) ou o Sonicarts Network.

Em 1996, Paulo Raposo ganhou a Bolsa Ernesto de Sousa com o projecto intermedia “Rizomas” (bolsa atribuída pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e pela Fundação Calouste Gulbenkian) tendo efectuado uma residência no Rensaessler Polytechnic Institute, Troy, New York State, e apresentado ao público a obra no Festival da Experimental Intermedia Foundation, em Nova Iorque. A sua obra “rizoma nocturno” foi seleccionada pelo “Synthése” – Festival de música de Bourges em 2000. Em Berlim, participou no evento “Xenakis” – Remix” homenagem ao importante músico e arquiteto, organizado pelo “Podewil”, Berlim. Raposo actuou e colaborou com vários artistas, incluindo Janek Schaefer, Jason Kahn, Kaffe Mathews, Marc Behrens, Zbigniew Karkowski, John Grzinich, Matt Rogalski, Carlos Zíngaro, Christopher Murphy, Koji Asano, Sara Kolster, entre outros. A sua obra encontra-se editada em mais de 15 CDs e DVD ‘s.

Colaborou também em Portugal com vários artistas plásticos, designers e coreógrafos. Realizou a instalação sonora “Arcanae Rumore” no Museu da Electricidade (1998) e concebeu a banda sonora para inúmeros vídeos produzidos pela Rosa Filmes (1994-1995). Lecionou vários workshops sobre “videoart” programação e aplicação de novas tecnologias para fins artísticos (CEM, Lugar Comum, ISPA, FBAUP, Universidade do Minho, etc). Em 2001, criou a “Sirr”, uma editora discográfica que tem por objectivo promover e divulgar a arte sonora de carácter inovador, nacional e internacional, tendo editado mais de 20 CD’s que mereceram a aclamação da crítica especializada.

Em 2002, criou o ensemble “desintegração” constituído por quatro a seis músicos que utilizam o laptop (computador portátil) como instrumento, não só para gerar som como também para produzir imagens e gráficos em tempo real. “Permutation Cages” foi apresentado no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian em de 2002, e o registo resultante foi posteriormente editado. Ainda em 2002, foi mentor e membro fundador da associação “Granular”, uma associação sem fins lucrativos, da qual foi diretor durante dois anos, dedicada ao desenvolvimento e promoção da arte experimental portuguesa.

Em 2003 e 2004, residiu entre Lisboa e Nova Iorque, realizando inúmeras performances e colaborando com vários artistas internacionais. A sua obra intermédia “Húmus”, que envolve actores, som e imagem interactivos, recebeu o apoio do Instituto das artes e foi apresentada no Lugar Comum em 2003.

A sua obra foi exposta, em 2004, no Festival de Arte Sonora comissariado por Brandon Labelle para a galeria Overgaden do Instituto de Arte Contemporânea em Copenhaga. Foi artista selecionado em 2004, pelo programa media Air promovido pelo NIFCA – Nordic Institute for Contemporary Art (Instituto Nórdico de Arte Contemporânea) Em 2005, o artista apresentou diversos projetos na Fundação de Serralves, ICMC – International Computer Music conferences, Barcelona (Conferência Internacional de Música Computacional), bem como em The Sonorities Festivals, Belfast (os Festivais Sonorities), Con-T-mpo (Girona) and Correnti Sonori (Itália).