Luís Gomes da Costa
São Pedro do Sul: Novas Escutas Rurais
Livro 36 páginas + CD
Edições Nodar, nodar.010
Tramontana Sonora, TRS 003

Lançamento: Setembro 2014

As Edições Nodar apresentam um livro e CD totalmente imersos no contexto naural e humano do concelho de São Pedro do Sul. As composições sonoras incluídas no CD resultam de uma agregação territorial de sons captados em outras tantas sub-áreas geográficas do concelho (terras da Arada, terras do Baroso, terras de São Macário e terras do rio Vouga) e de uma escolha de excertos sonoros assente numa metodologia narrativa-poética e, paralelamente, na criação de interlúdios usando técnicas eletroacústicas, nomeadamente de síntese granular. Os textos que acompanham o CD remetem para o universo da escrita automática, enquanto forma de registar impressões sensíveis análogas à da própria composição sonora, entrecruzando memórias da experiência de gravação, comentários às vozes escutadas e breves informações contextualizadoras de cada universo geográfico e antropológico.

Esta publicação faz parte de Tramontana Sonora, uma coleção de registos sonoros que nasce da parceria entre entidades associativas e de pesquisa de França, Itália, Portugal e Roménia, cujo âmbito é o estudo etnomusicológico, sociolinguístico e de paisagens sonoras, em ligação continuada com comunidades e paisagens. Tramontana Sonora forma uma série de relatos sonoros contemporâneos fruto de pesquisas conduzidas prevalentemente em áreas rurais da europa meridional e centro-oriental, atualmente sujeitas a rápidas mutações socioculturais.

Luís Costa (n. 1968). Presidente da Binaural/Nodar. Curador, programador, arquivador e artista sonoro/vídeo. Desde 2006 é o coordenador de Nodar Rural Art Lab, um espaço de pesquisa em Media Arts na aldeia rural de Nodar, onde mais de uma centena de artistas e pesquisadores já foram acolhidos. Coordena o Arquivo de Memória de Dão-Lafões e Paiva, um projeto multimédia de pesquisa, catalogação e mapeamento da memória coletiva de territórios de montanha. Dirigiu o documentário experimental “Onde nasce o meu Paiva?” estreou em 2011 durante o Festival Paivascapes # 1. Enquanto artista sonoro lançou em 2011 juntamente com artista sonoro Inglês Jez riley French o CD “Sonata para Clarinete e Nodar”. Em 2011, co-editou o CD catálogo e duplo “Três Anos em Nodar: Práticas Artísticas em Contexto Específico no Portugal Rural”.

Lista de temas:

1. Terras da Arada                     [16m26s] 2. Terras do Baroso                   [19m35s] 3. Terras de São Macário         [19m42s] 4. Terras do Vouga                    [17m37s]

Duração Total:                           [73m20s]

LIVRO COMPLETO
(Clicar na imagem para ler)