Ação Sonora com Pastor, Cabras, Cão

Noemi Fidalgo e eu realizámos uma residência artística em Nodar no ano de 2007 com duas intervenções sonoras e musicais que procuraram uma interacção com o meio e a participação dos habitantes de Nodar.

Primeira intervenção:Passeio sonoro como pastor Fernando e as suas cabras.

Num primeiro momento,Noemi e eu acompanhámos o rebanho interpretando músicas típicas de arruadas (“pasacalles”),com o tambor e a gaita de foles (desta vez,as cabras vinham com vontade defesta).

Ao chegar ao redil,mudámos os instrumentos e realizámos uma improvisação com percussão, saxofone e sons gravados e manipulados por computador.

Esta improvisação foi mais íntima e descontraída, com a concentração posta no movimento do som.

Para terminar,Noemi entrevistou o Fernando.Como se estivessem na rádio, como microfone na mão,perguntou-lhe sobre a sua vida, se o ofício de pastor tinha futuro, se era verdade que o lobo tinha comido metade do seu rebanho, se gostava de dançar nas festas das aldeias. Fernando respondeu sempre de forma jovial e ligeira.As vinte pessoas que compunham o público escutavam atentamente do outro lado do campo.

Segunda intervenção:Concerto com a Orquestra “Sonsda Beira Alta”.

A Orquestra “Sons da Beira Alta” é uma formação que interpreta música tradicional da região do Rio Paiva.Os instrumentos que utilizam são o violino, duas violas, acordeão,saxofone e voz.

A esta formação pertence Quim, o pastor de Parada, que já o conhecíamos das nossas viagens anteriores a Nodar.Apesar da sua avançada idade é um dos habitantes mais activos da zona.Graças a ele pudemos desfrutar dos ensaios musicais aos Domingos.Noemi com o saxofone e eu com a bateria juntámo-nos ao grupo e aprendemos as canções do seu repertório. Luís Costa da Binaural/Nodar organizou um baile na aldeia de Sequeiros. Essa festa, para além de ser o encerramento da residência, foi uma grande reunião entre os habitantes da zona. Ninguém parou de dançar durante as três horas que durou o baile.