Descrição do projecto

Projecto: Sem Título
Categoria: Arte Sonora
Período: Maio 2009
Evento: Residência Artística


Um projecto definido pela artista como uma plataforma na forma de uma instalação e performance, que forma um processo (aleatório) de comunicação acústica, cruzando fronteiras geográficas, físicas e emocionais. Foram gerados trabalhos acusmáticos, de gravações de campo e electroacústicos a partir da área envolvente de Nodar, utilizando meios analógicos, os quais participam num teatro sonoro situado na paisagem de Nodar.

A ideia foi a de criar uma estrutura que potencie uma série de improvisações combinando resíduos locais, gravações de campo, composições acústicas e trabalhos sonoros experimentais. A aproximação composicional é ainda caracterizada pela participação dos sons e heranças culturais locais, incorporando o tempo e o lugar como elementos modulares para a estrutura, tudo enquadrado por métodos analógicos e lo-fi.

O projecto procurou juntar lugares, natureza e texturas e pessoas, levando-as a participarem e a experienciarem uma viagem sonora e subjectiva irrepetível.

A artista pretendeu criar uma obra de arte que não esteja apenas ligada a um enquadramento geográfico e temporal, mas também a experiências privadas e emocionais. Quis, como tal, conceber um palco à semelhança de um jardim ou paisagem musical que facilite uma disseminação sonora transcultural.

Um excerto áudio da apresentação pública em Nodar de Melanie Velarde:


Melanie Velarde | Austrália, Alemanha

Melanie Velarde é uma artista sonora Australiana baseada em Berlim. Tem um Mestrado em Novas Artes Media (estudos sonoros) pela Universidade RMIT de Melbourne. Tem utilizado essencialmente gravações de campo para produzir texturas sonoras e sensuais que podem ser experienciadas dentro de um espaço definido, habitualmente na forma de instalações sonoras e de vídeo bem como de performance. O seu trabalho tem sido apresentado em galerias e festivais na Austrália, China, Dinamarca e Alemanha, assim como em emissões de arte radiofónica.

http://www.melanievelarde.com