Descrição do projecto

Projecto: Estudos sobre o movimento
Categoria: Performance Multidisciplinar, Vídeo
Período: Julho 2006
Evento: Residência Artística


No âmbito de uma residência artística em Nodar no Verão de 2006, inicei uma série de estudos sobre a dialética “estático / dinâmico” motivada por uma reflexão íntima sobre a simbologia do ninho e da uva. Utilizei materiais orgânicos locais, recolhidos espontaneamente e sujeitos a um processo de ligeira transladação,

O corpo humano, por exemplo a minha mão, surge no processo como mediador, dominador e acelerador entre os dois pólos, estático e dinâmico. Em simultâneo, a mão é sentida como geradora de vida, a mãe protectora do ninho.



Manuela Barile
| Itália

Manuela Barile é uma artista vocal e performer interdisciplinar italiana. Explora a voz nas suas várias expressões musicais e faladas, empregando técnicas vocais ocidentais e orientais, assim como outras da sua própria invenção, todas sem qualquer recurso a manipulação electrónica.

Actualmente a sua pesquisa artística assenta num trabalho projectual que combina os seus sons vocais com diferentes media (instalação, performances ao vivo, fotografia, vídeo, desenho, escrita). Ao longo da sua carreira artística efectuou performances com muitos músicos e artistas.