Over The Eyes

O nosso sentido de identidade, quem somos e o que realizámos, é algo intrinsecamente ligado à nossa vida feita de memória. Mas mesmo uma memória vívida e detalhada pode ser falseada com imprecisões nas reconstruções dos factos, ou impressões subjectivas que são tomadas por aquilo que realmente aconteceu. A continuidade da memória não é garantia de verdade; a disrupção da memória não é garantia de falsidade. Acredita-se que a memória é um fenómeno reconstruído e, por isso,é fortemente influenciada pelas nossas expectativas e emoções, pelas crenças implícitas dos outros, interpretações inadequadas ou desfechos desejados. Será que a medida de uma vida bem vivida se baseia na qualidade das memórias?

Então e relativamente à falta de memória? De um trauma que leva à repressão da memória ou a um distanciamento, falsas memórias… memórias inventadas tomadas como verdadeiras, devido às lacunas na memória

“Over The Eyes”, título inspirado no antigo ditado: “to pull the wool over the eyes” (em português poder-se-ia dizer “enfiar o barrete, cobrindo o olhar”), é uma instalação multimédia criada em Outubro de 2007, na residênciada Binaural/Nodar em Nodar, Portugal.

Pretendi criar um ambiente que, utilizando todos os sentidos, levasse o espectador à reflexão e contemplação sobre o mistérioda memória. Falei com pessoas locais à volta de um grupo de tricô, gravei as conversas, as músicas e as histórias. Isto foi incorporado no design de som da instalação, juntamente com gravações sonoras de campo naquela localidade, e escritos sobre os aspectos fisiológicos, biológicos e psicológicos relacionados com a criação e destruição da memória nos humanos.

Maile Colbert (USA) é uma artista sonora e vídeo que actualmente trabalha em Los Angeles, Califórnia. É graduada pelo Studio for Interrelated Media do Massachusetts College of Art, e pós-graduada em Integrated Media/Film and Video pelo California Institute of the Arts. Os seus trabalhos foram já apresentados e exibidos em múltiplos locais e eventos como o The New York Film Festival, LACE Gallery, MOMA NewYork, Los Angeles County Museum of Art, the REDCAT Theater in Los Angeles,The Portland International Documentary and Experimental Film Festival, e numa tournée multimedia de duas semanas pelo Japão.

OBRAS ARTÍSTICAS