Descrição do projecto

Luís Costa (1968). Presidente da direção e diretor institucional, financeiro e educativo da Binaural/Nodar. Tem formação em Economia, foi professor universitário na área de métodos de previsão e dedicou quinze anos a uma intensa vida profissional na área financeira (foi diretor de Riscos do Banco Mello) e de gestão operacional e sistemas (foi administrador pelos pelouros operacionais do Grupo Orey). Está ligado às artes multimédia desde 1991, inicialmente enquanto hobby, a partir de 2006 enquanto profissão. Começou por escrever artigos e recensões críticas a título pessoal e em vários blogs. Escreve para publicações ligadas a arte e cultura (revista [up]arte, revista Boa União, Lura, etc.).

Autor de ensaios científicos e orador convidado em conferências e palestras científicas e de divulgação sobre artes, criatividade no espaço rural e desenvolvimento rural. Desde 2006 que desenvolve projectos de documentação sonora e vídeo das regiões do maciço da Gralheira e da Serra do Montemuro. Realizou o documentário sonoro/vídeo experimental: “Onde nasce o meu Paiva?”, estreado em 2011 durante o Festival Paivascapes #1

Autor e coordenador do projecto educativo “Aldeias Sonoras”, o qual consiste no mapeamento sonoro de zonas rurais portuguesas, em paralelo com o seu levantamento geográfico, histórico e sócio-cultural. O projecto envolve escolas básicas e secundárias de zonas rurais de diversas regiões de Portugal, tendo sido percorridas mais de 200 aldeias ao longo das várias sessões do projecto. Desenvolve ainda uma intensa atividade de coordenação de laboratórios e conferências na área da expressão criativa territorial, ministrados em Portugal e no estrangeiro.

Enquanto artista sonoro, publicou na Edições Nodar em 2011 juntamente com o artista sonoro Inglês Jez riley French o CD “Sonata for Clarinet and Nodar”. Co-editou em 2011 também na Edições Nodar o catálogo retrospectivo e CD duplo “Três Anos em Nodar – Práticas Artísticas em Contexto Específico no Portugl Rural” e editou já no final de 2012, ainda na Edições Nodar, um livro de textos ensaísticos e entrevistas “Viver um Mundo Antigo: Textos de Arte e Território (2012-2008”).