Paiva Games: Sound Dams

Criei um jogo baseado em investigações ao longo dos últimos 28 km do curso do Rio Paiva, criando “Sound Dams” (barragens sonoras).

Atravessar / Não atravessar (fronteira) – com jovens de ambos os lados do Rio Paiva. Os jovens de ambos os lados foram convidados a decidir se queriam ficar do seu lado ou atravessar para o outro lado. Uma vez tomada a decisão, o grupo “Atravessar” recolheu sons com que estavam mais familiarizados, enquanto o grupo “Não Atravessar” recolheu sons a que não estavam habituados a ouvir ao seu lado. Significa que existiam quatro grupos – já que em cada lado existiam dois grupos: “Atravessar” e “Não atravessar”. Finalmente, cada lado do grupo “que permanece” revelou ficheiros de som gravados com o grupo “que atravessou”, fazendo suposições sobre as suas fontes, comparando as escolhas, etc…

Circulação / Corrente – sons recolhidos no rio voltaram a ser transmitidos através de mini estações de rádio FM de bateria ou energia solar, no local mais distante do rio, no primeiro dia da “mudança para o novo local ao longo do rio”, como se tratasse de uma “declaração” do jogo. E mais tarde, realizou-se novamente outro jogo “Atravessar / Não atravessar” com as pessoas mais à frente.

União (“Sound Dams”) – Juntando os novos arquivos de som com o resultado adicionado do jogo, foi realizada outra transmissão e um novo jogo na área mais distante (e última). Ao contrário das barragens de água, “as barragens sonoras” aumentam o seu fluxo em direcção à nascente, com muitas “comunicações cruzadas” como resultados das diferentes partes do rio e das pessoas que vivem ao longo das suas margens.

Baseada em Brooklyn, Nova Iorque, artista sonora, compositora social, e membro do núcleo de SHARE, Keiko Uenishi (a.k.a o.blaat) é conhecida pelos seus trabalhos criados através de experiências de reestruturação e análise da relação de cada um com sons em ambientes sociológicos, culturais e/ou psicológicos. Tem realizado performances e instalações em diversos museus, clubes, galerias e festivais de todo o mundo. Mais recentemente, o.blaat instalou ‘Soundleak: TheROOM’ na Medien Kultur Haus, Wels, Áustria, como parte da série “What You Really Need ” com curadoria de MKH, financiada por Linz Capital da Cultura 2009.