Descrição do projecto

Keiko Uenishi | JapãoPeríodo da Residência: 15 a 28 Outubro 2010 Projecto Artístico: “Paiva Games: Sound Dams” | Arte Sonora Proponho um jogo baseado em investigações ao longo dos últimos 28 km do curso do Rio Paiva, criando “Sound Dams” (barragens sonoras). • Atravessar / Não atravessar (fronteira) – com moradores, incluindo crianças de ambos os lados do Rio Paiva. Os moradores de ambos os lados são convidados a decidir se querem ficar do seu lado ou atravessar para o outro lado. Uma vez tomada a decisão, o grupo “Atravessar” recolhe sons com que estão mais familiarizados, enquanto o grupo “Não Atravessar” recolhe sons que não estão habituados a ouvir no seu lado. Significa que vão existir quatro grupos – já que em cada lado existem dois grupos “Atravessar” e “Não atravessar”. Finalmente, cada lado do grupo “que permanece” revela ficheiros de som gravados com o grupo “que atravessou”, faz suposições sobre as suas fontes, comparações de escolhas, etc. • Circulação / Corrente – sons recolhidos no rio vão voltar a ser transmitidos através de mini estações de rádio FM de bateria ou energia solar, no local mais distante do rio, no primeiro dia da “mudança para o novo local ao longo do rio”, como se tratasse de uma “declaração” do jogo. E mais tarde, irei realizar novamente outro jogo “Atravessar / Não atravessar” com as pessoas mais à frente. • União (Sound Dams) – Juntando os novos arquivos de som com o resultado adicionado do jogo, será realizada outra transmissão e um novo jogo na área mais distante (e último). Ao contrário das barragens de água, “as barragens sonoras” aumentam o seu fluxo em direcção à nascente, com muitas ‘comunicações cruzadas’ como resultados das diferentes partes do rio e das pessoas que vivem ao longo das suas margens.

A participação de Keiko Uenishi (o.blaat) na residência artística de 2010 do projecto Paivascapes #1 e os seus trabalhos para o Festival Paivascapes #1 2011 foram possíveis com o apoio de Meet The Composer and its Global Connections Program. O financiamento para Global Connections é proporcionado pela The Ford Foundation.

Biografia Artística: Baseada em Brooklyn, Nova Iorque, artista sonora, compositora social, e membro do núcleo de SHARE (http://share.dj), o.blaat (Keiko Uenishi) é conhecida pelos seus trabalhos criados através de experiências de reestruturação e análise da relação de cada um com sons em ambientes sociológicos, culturais e/ou psicológicos. Tem realizado performances e instalações em diversos museus, clubes, galerias e festivais de todo o mundo. Mais recentemente, o.blaat instalou ‘Soundleak: TheROOM’ na Medien Kultur Haus, Wels, Áustria, como parte da série “What You Really Need ” com curadoria de MKH, financiada por Linz Capital da Cultura 2009. http://obla.at