Descrição do projecto

Projecto: Nodar Social Composition
Categoria: Arte Sonora
Período: Outubro 2007
Evento: Residência Artística


Tendo sido criada em grandes cidades, sempre me questionei sobre como as nossas formas de pensar / sentir são afectadas pela relação que estabelecemos com os sons dos ambientes em que vivemos. Esta questão tornou-se mais tarde no foco do meu estudo: criação de ambientes e circunstâncias em que o som constitui um elemento chave. O som é inseparável dos elementos que o rodeiam.

O mesmo som será percebido de forma completamente diferente se fôr colocado numa situação distinta. Como reagem as pessoas aos sons? Aqueles que foram criados num apartamento em frente do tráfico de uma cidade registarão os sons da mesma forma que aqueles criados numa aldeia tranquila? Pode o som de um camião de garrafas de cerveja tilintantes ser confortável para alguém?

Com o meu projecto, pretendo experimentar com comunicações não linguísticas envolvendo símbolos (códigos) e sons, com o propósito de criar acções sociais / colectivas na forma de uma composição musical. Espero em paralelo que o meu projecto me permita encontrar as pessoas de Nodar, com diferentes enquadramentos culturais e linguísticos, para construir (um) meio(s) alternativo(s) de comunicação.


Keiko Uenishi | Japão

Keiko Uenishi (o.blaat) é uma artista sonora e compositora baseada em Brooklyn, Nova Iorque. É membro principal do colectivo SHARE e é conhecida por criar ambientes sonoros diversificados resultantes da sua infatigável procura em eliminar a presença física do performer, alterando em última instância as situações de escuta. Depois de ter efectuado durante vários anos performances com um dispositivo electrónico da sua construção (“tapboard effector soundsystem”), Keiko tem nos últimos anos explorado a mobilidade do Powerbook. As suas performances e instalações têm sido apresentadas em museus, salas de espectáculo, galerias e festivais em inúmeros países dos vários continentes. Recentemente completou uma instalação de luz e som, interactiva e site-specific, denominada “Aboard:Filip2”, criada para um contentor de carga situado na Fortescue Avenue Gallery, Londres em Julho de 2005.

http://obla.at