Nodar Social Composition

Fui criada em grandes cidades e sempre me questionei sobre como opensar/sentir é afectado pela nossa relação com os sons do ambiente em que vivemos. Esta questão tornou-se o foco do meu estudo: a criação de ambientes e de circunstâncias emque o som constitui um elemento-chave.O som é inseparável do espaço que o envolve.

Um mesmo som, colocado em situações diversas, será sempre percepcionado de forma inteiramente diferente. De que forma as pessoas reagem aos sons? Aqueles que cresceram num apartamento face ao tráfego da cidade registarão os sons da mesma forma que as pessoas que cresceram na tranquilidade da aldeia? Pode o som de um grande camião carregado de garrafas de cerveja a tilintar representar conforto para alguém?

Com o meu projecto, pretendi experimentar com formas de comunicação não verbais, envolvendo símbolos (códigos) e sons, com o propósito de criar uma acção social/colectivana forma de uma composição musical.Paralelamente,o meu projecto permitiu-me encontrar pessoas de Nodar com diferentes enquadramentos culturais e linguísticos, para construir(um) meio(s) alternativo(s) de comunicação.

Keiko Uenishi (o.blaat) é uma artista sonora e compositora baseada em Brooklyn, Nova Iorque. É membro principal do colectivo SHARE e é conhecida por criar ambientes sonoros diversificados resultantes da sua infatigável procura em eliminar a presença física do performer, alterando em última instância as situações de escuta. Depois de ter efectuado durante vários anos performances com um dispositivo electrónico da sua construção (“tap board effector soundsystem”), Keiko tem nos últimos anos explorado a mobilidade do Powerbook. As suas performances e instalações têm sido apresentadas em museus, salas de espectáculo, galerias e festivais em inúmeros países dos vários continentes. Recentemente completou uma instalação de luz e som, interactiva e site-specific,denominada “Aboard:Filip2”, criada para um contentor de carga situado na Fortescue Avenue Gallery, Londres em Julho de 2005.