Descrição do projecto

Projecto: Nodar Flowlines
Categoria: Arte Sonora, Vídeo
Período: Abril 2008
Evento: Residência Artística


A minha intenção é a de levar a cabo uma pesquisa sónica e visual da paisagem circundante a Nodar, através de uma série de gravações sonoras “site-specific”. Em particular, tentarei comparar e contrastar, por um lado, as linhas geográficas verticais provocadas pelos fluxos de água natural em direcção ao rio Paiva no fundo do vale e, por outro, os aquedutos construídos por mão humana que levam a água para a aldeia e que atravessam as referidas linhas verticais. Ambos os fenómenos dependem de forças naturais, embora um deles tenha sido criado pelos habitantes com uma intenção específica.

Através deste tema das linhas de fluxo naturais, construirei duas narrativas audiovisuais baseadas nos dois tipos de paisagem moldados pela água e pela intervenção humana. A pesquisa inclui métodos de registo sonoro que derivam dos tipos de fluxo em causa, ou seja, tomarei como fonte de inspiração os padrões de comportamento associados à forma como os fluxos alteram a paisagem.

O material sonoro do projecto baseia-se na utilização de sons ambientais, de objectos encontrados (naturais ou não) e da intervenção humana (improvisação e performance). O material visual focar-se-á em tomadas fixas de formas e materiais, tanto micro como macro. Esta documentação sonora e vídeo será posteriormente catalogada e editada num vídeo com duas partes que reflecte e evidencia os processos e locais destas “linhas de fluxo”.



John Grzinich | EUA, Estónia

John Grzinich é um artista mixed-media que tem trabalhado desde o início dos anos 90 fundamentalmente nas áreas da composição sonora, performance e instalação. Já actuou e trabalhou em projectos um pouco por toda a Europa e EUA e tem publicados vários CD’s em etiquetas como a Staalplaat (NL), Edition Sonoro (UK), SIRR (PT), CUT (CH), CMR (NZ), erewhon (BE), Intransitive Recordings (US), Orogenetics (US), Elevator Bath (US), Pale-Disc (JP), Digital Narcis (JP), e Cloud of Statics (CH).

Actualmente John é o coordenador do media lab do MoKS – Centro para a Arte e Prática Social, um centro de residências artísticas no sudeste da Estónia.

http://maaheli.ee/
http://moks.ee/