Descrição do projecto

Projecto: Location Sound Project
Categoria: Arte Sonora, Vídeo
Período: Setembro 2006
Evento: Residência e Simpósio Nodar Pushing the Medium #2


Desde há alguns anos a esta parte que tenho pensado sobre formas de representar visualmente composições sonoras.

Uma ideia que me ocorreu há algum tempo é a de realizar uma „pauta” de uma composição a partir de fotos, desenhos e notas relacionadas com os sons de uma peça particular e com a forma como são usados. A ideia pretende evidenciar como as composições sonoras podem ser complexas.

Um problema que emerge com esta ideia prende-se com o facto de a documentação de cada passo do processo poder gerar um volume de trabalho maior do que a própria composição.

Assim, uma segunda ideia é a de documentar a composição utilizando vídeo. Este método pode ser mais fácil, especialmente se a composição for mantida relativamente „simples”, tentando que não tenha demasiadas camadas, efeitos, etc….

Cada sessão de gravação num determinado local é igualmente „fotografada” como vídeo. Posteriormente, o vídeo é montado a par do som, de forma tal que se transforme numa composição visual.

John Grzinich | EUA, Estónia

Artista americano residente na Estónia e ligado aos novos media (sobretudo electrónicos, mas não só). É igualmente coordenador do MoKS Media Lab (Mooste, Estónia). Trabalha com som desde há mais de 10 anos e com vídeo há mais de 5, construindo várias permutações entre ambos, individual ou colaborativamente, em composições, instalações e performances. Editou vários discos internacionalmente em editoras como SIRR (PT), CMR (NZ), Elevator Bath (US), Staalplaat (NL), Intransitive (US), Erewhon (BE) entre outras.

http://maaheli.ee/