Descrição do projecto


Projecto:
Aproximación al Territorio
Co-autora: Cristina Tascón
Categoria: Fotografia, Desenho
Periodo: Setembro 2006
Evento: Simposio “Nodar Pushing the Medium #2”


Propôs-se uma intervenção no território, um projecto transdisciplinar de busca e investigação. Efectuou-se uma investigação sobre a relação sócio ambiental da aldeia, tentando chegar a um conhecimento sobre as suas características geográficas e demográficas. Foi efectuada uma aproximação junto dos habitantes da aldeia, tentando identificar como se entrelaçam entre eles e como se relacionam com o território enquanto espaço público onde ocorrem essas conexões.

Desta forma, pensamos que foi possível aprofundar questões como o sistema de parentesco, relações entre as mesmas famílias e jogos de apelidos. Foram feitas associações de pessoas com lugares e lugares enquanto conexão entre pessoas. Surgiram histórias, umas falsas e outras verdadeiras, outras ainda que fazem alusão ao arquivo da memória.

As ferramentas básicas para enfrentar o projecto foram o desenho e o seu próprio som, as histórias e o som das histórias. jogámos com esses elementos. A compilação de documentos, de situações e vivências também foram representadas graficamente. A planificação e as tácticas para abordar o projecto reinventaram-se diariamente segundo as próprias circunstâncias, casualidades e possibilidades que nos ofereceram os próprios habitantes.

O material recolhido e as conexões produzidas foram apresentadas numa exposição para a população de Nodar e para os visitantes do simpósio, através da qual se concretizou o resultado da nossa indagação. Embora a natureza do projecto tenha sido incapaz de admitir qualquer definição e formalização fechadas.


 

Ingrid Quiroga | Spain

Artista visual nascida em Bogotá, Colômbia, e que vive e trabalha em Barcelona. Com formação universitária em Belas Artes e pós-graduação em gestão de projectos de arte e de desenho, desde 2002 que apresenta regularmente os seus trabalhos de pintura, desenho, fotografia e instalações em galerias e museus um pouco por toda a Espanha. Ingrid tem nos últimos anos concebido e/ou colaborado em projectos de intervenção cultural em espaços públicos e, em paralelo à sua carreira artística, desenvolve actividade profissional na área da gestão de projectos e produção cultural.