Descrição do projecto

Ignaz Schick | Alemanha

Período da Residência:
1 a 14 Outubro 2010

Projecto Artístico:
“The Paiva River Collection” | Arte Sonora, Instalação

A ideia para o meu projecto em Nodar é a de fazer caminhadas diárias e explorações extensivas em todo o vale e costa do rio Paiva nos primeiros 7 a 10 dias de residência para recolher todos os tipos de diferentes materiais orgânicos que podem ser encontrados e trazê-los de volta para o estúdio onde eu irei fazer pesquisas e experiências intensivas sobre os mesmos para aprender e descobrir as suas possibilidades sonoras. Toda esta actividade será catalogada e documentada e será compilada uma espécie de pontuação / lista, que se tornará como um arquivo e repleta de possibilidades. Nos últimos 4-5 dias o material recolhido será moldado em duas instâncias de trabalho diferentes:

1) Uma instalação sonora na qual será usado um exemplo de cada objecto encontrado. A característica da instalação será semelhante a fantasmas / vibrações. Os objectos sonoros criados são fixos por cordas de nylon que por sua vez estão ligados às membranas das colunas que transferem a vibração de ondas sinusoidais baixas para as cordas e colocam os objectos em ressonância e vibração…

2) Uma composição que será apresentada ao vivo pelo artista usando inteiramente materiais orgânicos encontrados na região do Rio Paiva. A performance será realizada principalmente através de superfícies rotativas, o que significa que os objectos são tocados directamente no prato do gira-discos e que a suas ressonâncias e vibrações são simplesmente amplificadas com um pequeno microfone condensador. Eu pretendo, assim, criar uma topografia sonora do vale do rio que não se refere directamente à paisagem sonora habitual e conhecida. A ideia será tentar criar mais ou menos um meta nível abstracto de uma topografia sonora do ambiente ao ter uma visão microscópica de algumas dessas componentes naturais e das suas potencialidades sonoras escondidas.

Biografia Artística:

Ignaz Schick é um artista sonoro, turntablist e compositor. Nasceu na Baviera e desde o final de 1995 vive e trabalha em Berlim, onde se tornou uma força activa da chamada “Berlin Nouvelle Vague” da música em tempo real. Tem colaborado com vários artistas internacionais (como Don Cherry e Charlemagne Palestine) e fez várias tournées e performances em clubes e festivais em toda a Europa, Austrália, Israel, Malásia, Nova Zelândia e E.U.A. Lançou vários álbuns em inúmeras editoras e fez parte de emissões de rádio e produções para a ORF – Kunstradio, ORF-Zeitton, WDR3, DRS2 ou Radio Copernicus. Desde o início dos anos 90, tem feito curadoria em festivais de música experimental (FAM, Erase & Reset, Tim Shifts, o Internacional Turntable Orchestra…).