Descrição do projecto

De Duncan Whitley
Co-produzido por Duncan Whitley e Binaural/Nodar

“GD Parada” é um projecto sonoro centrado num pequeno clube de futebol amador, Grupo Desportivo de Parada, localizado na pequena aldeia de Parada de Ester (Castro Daire), vizinha de Nodar. O G.D. Parada constitui um motivo de orgulho local, jogando na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu. O projecto foi estruturado para explorar a importância do G.D. Parada dentro da comunidade local, através de um trabalho de captação de paisagens sonoras focado quer na equipa, quer nas sessões de treinos quer em competição.

Com gravações sonoras delicadamente trabalhadas e entrevistas transcritas como o corpo rítmico da obra, o artista coloca o som em novos relacionamentos com imagem, texto e vídeo. Whitley explora ligações entre os campos de arte contemporânea e da etnografia: com um foco particular sobre o mundo rico e sensorial do som.

Uma faixa de áudio retirada do projecto “G.D. Parada” está incluída no CD duplo “Location-Specific Sound 2007-2009”, publicado pelas Edições Nodar como parte do catálogo retrospectivo “Três Anos em Nodar”.

Mais informações de Duncan Whitley, aqui.

Biografia de Duncan Whitley

Duncan Whitley licenciou-se em Belas Artes na Universidade de Kingston, onde estudou entre 1996 e 1999, trabalhando quase exclusivamente em instalações sonoras. Nos anos seguintes o seu trabalho continuou a focar-se em intervenções “site specific”, produzindo um corpo de trabalho apresentado quer em espaços artísticos convencionais como em “espaços não artísticos” (desde ambientes domésticos, passando por apartamentos abandonados, até igrejas Anglicanas). A partir de 2004 a sua prática concentrou-se em gravações sonoras de campo estéreo e multi-canal, desenvolvendo um arquivo significativo de projectos na área da fonografia. O seu trabalho sonoro documenta os rituais associados a eventos sociais: as procissões altamente formais da Semana Santa em Sevilha; as dinâmicas dos adeptos em várias ligas do futebol Inglês; os processos de demolições controladas de edifícios de apartamentos em Inglaterra e na Escócia.

Apresentações Públicas

Bridport Open Book Festival | 18 a 26 de novembro de 2011 | MediaLab LabCulture, Inglaterra