Descrição do projecto

Projecto: Kudum
Categoria: Artes Visuais, Instalação
Período: Abril 2008
Evento: Residência Artística


De quando em quando a minha criação envolve padrões. Estes podem ser papéis de parede ou detalhes pintados de objectos (como espuma, folha, pão, solo, campo) que encontro.

Recentemente uma visita a Obinitsa (aldeia de Setu na Estónia, junto à fronteira Russa) deu a volta à minha mente. Uma artesã local mostrou-me padrões tradicionais que a mulheres tecem desde há vários séculos nas suas roupas. Existe uma regra que elas têm de seguir – cada artesã não pode copiar integralmente um determinado padrão, mas sim partir de um padrão e alterá-lo, mostrando de alguma forma como chegou ao padrão modificado. Posteriormente, identifiquei o mesmo princípio quando o artista de Setu e antigo “rei” Evar Riitsaar me falou das suas canções. Estas normalmente começam da mesma forma no entanto, mais ou menos por volta da 10ª estrofe, começam a detectar-se alterações. As suas canções normalmente são cantadas por um cantor principal enquanto outros repetem. A cultura folclórica em grande medida não tem autor e a sua prática baseia-se em ligeiras e contínuas alterações. Outros podem pegar na criação anterior e desenvolvê-la sucessivamente. A ideia de “Open Source” incorpora o mesmo espírito – os utilizadores podem alterar o código de um programa, ajustá-lo às suas necessidades ou propósitos criativos.

Durante a estadia em Nodar, terei os meus olhos, sentidos e ouvidos abertos. O que posso esperar?

Fase I – Pesquisar e recolher padrões em Nodar e na região circundante. Desenhá-los, pintá-los, fotografá-los e gravá-los. Estes podem ser tanto padrões da natureza ou de actividades humanas. (papel de parede, tecidos, etc.).

Fase II – O trabalho produzido será baseado na pesquisa anterior e assumirá as formas possíveis de animação, vídeo, desenho, pintura ou instalação. Dependerá do material recolhido e do que eu encontrar.



Evelyn Müürsepp | Estónia

Evelyn Müürsepp, é uma artista visual oriunda da Estónia. É licenciada em Belas-artes pela Universidade de Tartu e um dos coordenadores do MoKS, um centro de residências artísticas em Mooste. Evelyn colabora com o artista John Grzinich em diversos projectos combinando artes sonoras e visuais e tem apresentado o seu trabalho em mostras individuais (maioritariamente de artes gráficas, pintura, fotografia, instalações “site-specific”) em galerias e festivais nos países bálticos e Norte da Europa.

http://maaheli.ee/eku