G.D Parada Second Half

“Joga,Isso!” é um trabalho através de gravações sonoras durante duas residências na Binaural/Nodar entre 2008-2009, produzidas especificamente para este CD. O trabalho resulta de uma pesquisa de campo abrangente (gravações de campo multi-canal, vídeo e entrevistas) no clube amador de futebol Grupo Desportivo de Parada, no povoado de Parada de Ester (vizinho da aldeia de Nodar).

Ao capturar os sons dos treinos no campo de terra batida do Parada, comecei por procurar padrões que ocorriam nas sessões de treino – algum sentido coreográfico percepcionado por mim talvez tivesse ficado aparente – e sons-chave das sessões de treino – por exemplo, o soprar regular de um apito, neste caso não a acção do árbitro numa partida mas o treinador e os seus assistentes limitando a duração dos exercícios.

Duncan Whitley licenciou-se em Belas Artes na Universidade de Kingston, onde estudou entre 1996 e 1999, trabalhando quase exclusivamente em instalações sonoras. Nos anos seguintes o seu trabalho continuou a focar-se em intervenções “site specific”, produzindo um corpo de trabalho apresentado quer em espaços artísticos convencionais como em “espaços não artísticos” (desde ambientes domésticos, passando por apartamentos abandonados, até igrejas Anglicanas).

A partir de 2004 a sua prática concentrou-se em gravações sonoras de campo estéreo e multi-canal, desenvolvendo um arquivo significativo de projectos na área da fonografia. O seu trabalho sonoro documenta os rituais associados a eventos sociais: as procissões altamente formais da Semana Santa em Sevilha; as dinâmicas dos adeptos em várias ligas do futebol Inglês; os processos de demolições controladas de edifícios de apartamentos em Inglaterra e na Escócia.

Duncan Whitley licenciou-se em Belas Artes na Universidade de Kingston, onde estudou entre 1996 e 1999, trabalhando quase exclusivamente em instalações sonoras. Nos anos seguintes o seu trabalho continuou a focar-se em intervenções “site specific”, produzindo um corpo de trabalho apresentado quer em espaços artísticos convencionais como em “espaços não artísticos” (desde ambientes domésticos, passando por apartamentos abandonados, até igrejas Anglicanas). A partir de 2004 a sua prática concentrou-se em gravações sonoras de campo estéreo e multi-canal, desenvolvendo um arquivo significativo de projectos na área da fonografia. O seu trabalho sonoro documenta os rituais associados a eventos sociais: as procissões altamente formais da Semana Santa em Sevilha; as dinâmicas dos adeptos em várias ligas do futebol Inglês; os processos de demolições controladas de edifícios de apartamentos em Inglaterra e na Escócia.

OBRAS ARTÍSTICAS