Descrição do projecto

Projecto: G.D. Parada
Categoria: Arte Sonora
Período: Outubro 2008
Evento: Residência Artística


Duncan Whitley desenvolveu um trabalho sonoro de interacção com o Grupo Desportivo de Parada, na aldeia de Parada de Ester (Castro Daire), perto de Nodar.

O autor pretendeu explorar o papel do G.D. Parada na comunidade local de Parada de Ester e captar a importância que o futebol tem na vida dos seus jogadores, através de um trabalho detalhado de criação de paisagens sonoras (“soundscapes”), as quais se focaram na equipa, tanto durante os treinos como nos jogos. As gravações efectuadas durante as sessões de treinos envolveram uma variedade de técnicas para captar os sons do ensaio de jogadas e de exercícios físicos.

O trabalho será apresentado no próprio estádio do G.D. Parada aos jogadores, apoiantes e interessados, na forma de uma instalação de 4 canais + vídeo.

O autor desenvolveu no passado projectos similares com clubes ingleses (Coventry City, Brighton Hove Albion e Reading).



Excertos de algumas gravações áudio feitas por Duncan Whitley no G. D. Parada:




Duncan Whitley | Reino Unido

Duncan Whitley é um artista sonoro inglês (com formação em artes visuais) cujo trabalho recente têm-se focado na captação, análise, categorização e edição de material sonoro originário do tecido social e urbano. Está interessado nos valores sociais e documentais do som enquanto meio com o propósito de desenvolver formas narrativas alternativas.

Projectos recentes incluíram um arquivo de gravações sonoras documentando demolições de edifícios de habitação no Reino Unido; um projecto colaborativo em curso com o compositor James Wyness baseado em gravações sonoras das procissões da Semana Santa em Sevilha; e um arquivo sonoro pesquisável de canções e cânticos dos fans do Coventry City FC durante os últimos jogos do clube no estádio de Highfield Road.

http://www.shotgunsounds.com